A rusticidade do milho crioulo pode lhe proteger da influência alelopática de Stachytarpheta cayennensis (LC. Rich.) Vahl.?

Autores

  • Teli Cristiane Brekowiec Kremer Unemat
  • Ricardo Adriano Felito IFMT
  • Oscar Mitsuo Yamashita Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Adriano Maltezo da Rocha UNESP
  • Aureane Cristina Teixeira Ferreira Cãndido UFPA
  • Marco Antonio Camillo de Carvalho Unemat
  • Ivone Vieira da Silva Unemat

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.332-341.2514

Resumo

Há tempos que se tem conhecimento da importância da alelopatia como mecanismo ecológico de interação entre espécies, que pode afetar os organismos que interagem em determinados ambientes. Entretanto, há necessidade de aprofundar o conhecimento de como as espécies domesticadas foram perdendo a capacidade de adaptar à presença de aleloquímicos em seu entorno. O presente trabalho teve como objetivo comparar a germinação e o desenvolvimento inicial de sementes e plântulas de milho crioulo e híbrido na presença de aleloquímicos de Stachytarpheta cayennensis. As sementes de ambas as variedades foram colocadas para germinar sob substrato (vermiculita) umedecido com doses crescentes dessa planta daninha. Acompanhou-se a germinação e o desenvolvimento inicial das plântulas e percebeu-se que, mesmo havendo capacidade do milho híbrido em germinar e crescer nessa condição, a variedade crioula demonstrou ser mais tolerante ao aumento das concentrações do extrato de S. cayennensis.

Palavras-chave: Gervão; Zea mays L.; alelopatia; germinação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-05-20

Como Citar

CRISTIANE BREKOWIEC KREMER, T.; ADRIANO FELITO, R.; MITSUO YAMASHITA, O.; MALTEZO DA ROCHA, A.; CRISTINA TEIXEIRA FERREIRA CÃNDIDO, A.; CAMILLO DE CARVALHO, M. A.; VIEIRA DA SILVA, I. . A rusticidade do milho crioulo pode lhe proteger da influência alelopática de Stachytarpheta cayennensis (LC. Rich.) Vahl.?. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 2, p. 332–341, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.332-341.2514. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2514. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias