BNCC e escrita cursiva
um estudo sobre as percepções dos professores da rede municipal de Lajeado-RS
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.731-742.2319Resumo
O trabalho aborda as percepções dos professores municipais de 1º, 2º e 3ºs anos de Lajeado - RS quanto à importância e à obrigatoriedade do ensino da letra cursiva. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seu ensino é obrigatório. Assim, objetivou-se verificar o que os professores pensam a respeito, bem como se consideram importante saber ler e escrever utilizando essa letra, além de investigar possíveis habilidades que são desenvolvidas com seu uso. Analisaram-se referenciais teóricos como Material do Pró Letramento, Cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, BNCC, Soares (2015), Camini (2013) e Morais (2012), além de pesquisa com os professores para verificar seu posicionamento. A partir dos dados e do arcabouço teórico, refletiu-se sobre o ensino da escrita cursiva, a exposição simultânea do aluno à letra de imprensa e cursiva, a continuidade da exigência da letra cursiva, a relação do professor com a escrita cursiva, bem como a viabilidade do seu ensino no 1º e no 2º ano. Constatou-se que os professores consideram importante seu ensino e preferem utilizá-la. Também destacam que seu uso estimula mais o cérebro e melhora a coordenação motora.
Palavras-chave: Alfabetização; anos iniciais; escrita; letra cursiva; obrigatoriedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.