Gamificação no ensino de química

uma revisão de pesquisas no período 2010 - 2020

Autores

  • Ana Carolyne de Oliveira Cardoso IFRJ
  • Jorge Cardoso Messeder Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.670-687.2226

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir de um estudo do Estado do Conhecimento, que tem por objetivo promover uma visão holística da gamificação aplicada à educação na última década, a partir de trabalhos publicados em anais de sete eventos de química e ciências com gamificação como tema principal. Evento científico foi o setor de publicação escolhido para coleta de dados devido à sua importância na prática e formação de docentes. Os eventos escolhidos foram: Congresso Brasileiro de Química (CBQ), Simpósio Brasileiro de Educação Química (SIMPEQUI), Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ), Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (JALEQUIM) e Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia (SINECT). Com o processo de busca foram encontrados 11 trabalhos, sendo eles fruto de pesquisas de estudo teórico e de aplicação. Nas pesquisas analisadas, os autores relatam que os elementos de jogos empregados na gamificação têm potencial de engajamento e motivação que beneficiam a aprendizagem, e podem ser aplicados em diferentes segmentos formais de educação, não sendo obrigatório o uso de recursos tecnológicos digitais.

Palavras-chave: Gamificação; ensino de Química; estado do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolyne de Oliveira Cardoso, IFRJ

Aluna do Curso de Licenciatura em Química do IFRJ (Nilópolis).

Jorge Cardoso Messeder, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Atualmente é professor Associado III do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Integra o corpo docente dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências do IFRJ (PROPEC) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da UFF.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

de Oliveira Cardoso, A. C. ., & Cardoso Messeder, J. . (2021). Gamificação no ensino de química: uma revisão de pesquisas no período 2010 - 2020. Revista Thema, 19(3), 670-687. https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.670-687.2226

Edição

Seção

Ciências Humanas