A pandemia da COVID-19 e a acentuação das desigualdades sociais em diferentes territórios

uma análise de documentos de domínio público

Autores

  • Juliana Catarine Barbosa da Silva Universidade de Pernambuco
  • Roseane Amorim da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.342-360.2215

Resumo

Neste estudo apresentamos uma reflexão sobre a precarização e as desigualdades nos modos de vida em diferentes territórios no contexto da pandemia da COVID-19. Para isso, fizemos uma busca de documentos de domínio público no Jornal Folha de São Paulo, considerando os meses de abril e maio (1ª fase da pandemia), através dos descritores: periferia, favela, comunidade, quilombolas e indígenas, relacionados à COVID-19. Identificamos 623 matérias e após leitura e categorização, restaram 175. Foi realizada análise temática das matérias selecionadas. Observamos que os discursos produzidos sobre as comunidades, favelas e periferias percorrem diversos caminhos. Os referidos espaços são abordados como mais vulneráveis aos efeitos sociais, econômicos e políticos que surgem com a pandemia, e observamos que a COVID-19 visibilizou antigas problemáticas: a precarização do trabalho, das condições de moradia e as desigualdades entre negros/as e brancos/as. As matérias abordaram também a insuficiência dos cuidados com os povos tradicionais e a necessidade de medidas urgentes de proteção e acesso aos serviços de saúde para essas populações.

Palavras-chave: Territórios; COVID-19; documentos de domínio público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseane Amorim da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2019). Mestre em Psicologia pela UFPE (2014). Especialista em Saúde Mental e Intervenção Psicossocial pela Universidade de Pernambuco - Campus Caruaru (2012). Graduada em Psicologia pela Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns (2010), e em Ciências Biológicas pela mesma Universidade (2011). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas - GEPCOL da UFPE. Integrante do GT - Juventudes e Pesquisas participativas, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP. Já desenvolveu pesquisas na área de neuropsicologia, estudando depressão, demência e outras problemáticas com idosos. Atualmente desenvolve pesquisa com os seguintes temas: juventude, interseccionalidade de gênero, raça, classe, desigualdades sociais e resistência aos sistemas de poder.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

BARBOSA DA SILVA, J. C.; AMORIM DA SILVA, R. . A pandemia da COVID-19 e a acentuação das desigualdades sociais em diferentes territórios: uma análise de documentos de domínio público. Revista Thema, Pelotas, v. 20, p. 342–360, 2021. DOI: 10.15536/thema.V20.Especial.2021.342-360.2215. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2215. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas