A licenciatura em química na educação profissional e a prática como componente curricular
os anais do ENPEC 2009 a 2019
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.802-828.2206Resumo
Objetivou-se, por meio do estudo, levantar dados sobre a produção acadêmica relativa à Prática como Componente Curricular nos Anais do Encontro Nacional de Educação em Ciências de 2009 a 2019, buscando identificar a produção sobre o tema nas licenciaturas em química da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com vistas a apreender as discussões acerca das concepções de prática expressas nessas investigações. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória e bibliográfica, do tipo denominado estado da arte. Os dados coletados foram categorizados por: área temática; Instituição e UF; área do conhecimento; objeto, natureza e metodologia da pesquisa; procedimentos/instrumentos de coleta de dados e técnica de análise dos dados e resultados. A análise foi realizada com base no referencial teórico adotado e nos pressupostos iniciais da investigação. Como resultados da pesquisa identificou-se que a discussão sobre o tema é embrionária na formação de professores em ensino de ciências; uma incipiente produção sobre prática como componente curricular na licenciatura em química, nenhuma produção sobre o tema na RFEPT, e um silenciamento sobre as concepções de prática.
Palavras-chave: Concepções de prática; prática como componente curricular; formação de professores; ENPEC; licenciatura em Química.
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