Prospecção in silico de produtos naturais inibidores da enzima de replicação viral NS5 RDRP do vírus do Nilo Ocidental
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.628-642.2199Resumo
O VNO (Vírus do Nilo Ocidental) é um flavivírus agente etiológico da zoonose Febre do Nilo Ocidental. É transmitido por mosquitos do gênero Culex, e as aves são os principais reservatórios do vírus. Essa virose é responsável por uma encefalite que nos casos mais graves pode acarretar sequelas permanentes e chegar ao óbito. No ano de 2014 foi registrado o primeiro caso de infecção pelo vírus do Nilo Ocidental em humanos em território nacional, comprovando que o vírus já circula no nosso país. Ainda não existe vacina ou medicamentos específicos contra o VNO e o combate à doença é focado no monitoramento dos reservatórios (aves e animais domésticos), combate ao inseto vetor e tratamento paliativo dos acometidos. Neste contexto, essa proposta de pesquisa tem como objetivo selecionar compostos que possam ser utilizados como fármacos antivirais, utilizando como molécula alvo a proteína de replicação viral NS5.
Palavras-chave: Flavivírus; produtos naturais; bioinformática; docking.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.