Prospecção in silico de produtos naturais inibidores da enzima de replicação viral NS5 RDRP do vírus do Nilo Ocidental

Autores

  • Tales Natan Freitas da Silva UFCG
  • Natalia Raquel Silva Oliveira UFCG
  • Henriqueta Monalisa Farias UFCG
  • Franklin Ferreira de Farias Nóbrega UFCG
  • Rafael Trindade Maia UFCG

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.628-642.2199

Resumo

O VNO (Vírus do Nilo Ocidental) é um flavivírus agente etiológico da zoonose Febre do Nilo Ocidental. É transmitido por mosquitos do gênero Culex, e as aves são os principais reservatórios do vírus. Essa virose é responsável por uma encefalite que nos casos mais graves pode acarretar sequelas permanentes e chegar ao óbito. No ano de 2014 foi registrado o primeiro caso de infecção pelo vírus do Nilo Ocidental em humanos em território nacional, comprovando que o vírus já circula no nosso país. Ainda não existe vacina ou medicamentos específicos contra o VNO e o combate à doença é focado no monitoramento dos reservatórios (aves e animais domésticos), combate ao inseto vetor e tratamento paliativo dos acometidos. Neste contexto, essa proposta de pesquisa tem como objetivo selecionar compostos que possam ser utilizados como fármacos antivirais, utilizando como molécula alvo a proteína de replicação viral NS5.

Palavras-chave: Flavivírus; produtos naturais; bioinformática; docking.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Trindade Maia, UFCG

Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005), mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2008) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é professor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tem experiência com genética de populações, bioinformática, docking molecular, modelagem e dinâmica molecular de proteínas. Atua na área de ensino de ciências e biologia. Lidera os grupos de pesquisa Biologia Computacional e Teórica (BCT), Bioinformática, reposicionamento de fármacos e demais estratégias para enfrentamento da Covid-19, Mosquitos vetores de doenças, Planejamento Racional de Fármacos Antivirais: Síntese, Caracterização, Estudos in silico e Bioensaios Toxicológicos e Ensino de Ciências e Biologia (ECB). É editor acadêmico do periódico Asian Journal of Biotechnology and Genetic Engineering e da Editora internacional de livros científicos IntechOpen.

Downloads

Publicado

2022-07-15

Como Citar

DA SILVA, T. N. F.; OLIVEIRA, N. R. S.; FARIAS, H. M.; NÓBREGA, F. F. de F. .; MAIA, R. T. Prospecção in silico de produtos naturais inibidores da enzima de replicação viral NS5 RDRP do vírus do Nilo Ocidental. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 3, p. 628–642, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.628-642.2199. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2199. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra