Aprendizagem ativa por meio da prototipagem rápida em um Curso de Graduação em Engenharia de Energia
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.776-795.2197Resumo
Este trabalho discute o uso da prototipagem rápida no Curso de Graduação em Engenharia de Energia da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé. As atividades basearam-se na estratégia de aprendizagem ativa e foram desenvolvidas por meio de projetos em um componente curricular optativo do Curso. O desafio principal foi apresentar e fazer uso da prototipagem rápida para incentivar nos discentes a busca pela resolução de problemas de Engenharia. Desenvolveu-se um planejamento para a elaboração de projetos, almejando explorar a criatividade, a dinamicidade e o protagonismo dos discentes. Eles foram estimulados a planejar, projetar, fabricar e a acompanhar o processo de impressão 3D até o estágio final de desenvolvimento do projeto. Dentre os resultados, verificou-se a viabilidade de implantação da aprendizagem ativa no componente curricular do curso. Além disso, constatou-se que o amplo envolvimento dos discentes despertou interesse sobre prototipagem rápida também em colegas que não cursaram a disciplina.
Palavras-chave: Aprendizagem ativa; prototipagem rápida; Engenharia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.