CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EM CURSOS TÉCNICOS BINACIONAIS: PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DE DOCENTES DE LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.11.2014.103-117.219Palavras-chave:
Cursos Técnicos Binacionais. Ensino de língua. Currículo. Avaliação.Resumo
Este estudo apresenta recorte de pesquisa realizada junto a cursos técnicos binacionais de Informática para Internet e de Controle Ambiental. Apresentam-se aspectos sobre o currículo e práticas de avaliação da aprendizagem desenvolvidas por docentes da área de línguas dos dois cursos. Os dados revelaram que a avaliação é vista como processual e contínua, o trabalho coletivo e colaborativo é identificado como fortalecedor das relações entre as professoras, da formação docente e da construção de processos educativos que alcançam bons resultados. Há afinamento das concepções de língua e ensino das docentes. Os currículos dos cursos são orientados ao reconhecimento da cultura, identidade e da variedade linguística da fronteira.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.