Mudanças na educação nas fronteiras brasileiras: um breve estudo histórico
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.11.2014.89-102.218Palavras-chave:
fronteira, integração, educação, profissional, tecnológicaResumo
A educação nas fronteiras vem ganhando espaço na medida em que a globalização avança unindo povos e culturas, tentando tornar os limites entre países apenas um aspecto territorial. Ao longo do tempo passou por diversas etapas, baseadas em diferentes contextos e pontos de vista, sendo inegáveis as contribuições ao longo do século XX. Estes tributos levaram à visão atual de educação nas fronteiras como uma importante ferramenta de integração entre povos, oportunizando ações bilaterais que desenvolvam e fortaleçam a região.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.