As redes sociais como promotoras de extensão universitária
em campanha contra a COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.328-341.2165Resumo
Em tempos de distanciamento social, medida fundamental para o enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus, adaptações foram necessárias em diversos âmbitos, inclusive no acadêmico. Em face desse momento sem precedentes, o Projeto Transfere colaboradores, que atuam em ações de extensão universitária na Universidade Federal de Pelotas, passaram a exercer atividades por meio das redes sociais. Assim, o objetivo deste estudo foi evidenciar a possibilidade de uso das redes sociais para promover extensão universitária, em meio à pandemia, utilizando Facebook e Instagram para divulgar informações e instruções cotidianas relacionadas à COVID-19, além de avaliar a repercussão das informações divulgadas nas comunidades online, por meio de curtidas, compartilhamentos e envolvimentos alcançados por cada post. A análise dos perfis @projetotransferenessas redes apontaram um alcance de mais de 30 mil pessoas, durante os meses de abril a agosto de 2020, com 12 postagens distribuídas semanalmente, evidenciando o amplo alcance de instruções, recomendações e esclarecimentos sobre o tema às comunidades online.
Palavras-chave: Coronavírus; isolamento; comunidades; Facebook; Instagram.
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