Estratégias de ensino remoto durante a pandemia de COVID-19

um estudo de caso no 5º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.37-54.1851

Palavras-chave:

Ensino, pandemia, formação de professores, complexidade, educação.

Resumo

No contexto da pandemia do Novo Coronavírus (2019-nCoV), o ensino remoto tomou proporções mundiais. Em meio a um cenário de incertezas e mudanças atípicas nos modos de vida das pessoas, a educação não escapou a essas adversidades. Um dos maiores desafios provocados pelo ensino remoto se traduz pela necessidade de repensar e modificar alguns paradigmas educacionais vigentes. O presente estudo explora, através da análise de um Portfólio, as estratégias de ensino remoto utilizadas numa turma de quinto ano do Ensino Fundamental, evidenciando aspectos do ensino, da avaliação e da formação remota. A análise fundamenta-se, de forma breve, em alguns pressupostos complexos e holísticos sobre saberes docentes e professor-reflexivo. Trata-se de uma pesquisa-ação cuja investigação se dá acerca da própria prática do professor-pesquisador e cuja análise permitiu constatar a importância da reflexão sobre a ação, em que o professor assume papel central na sua própria formação.

Palavras-chave: Ensino; pandemia; formação de professores; Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Lima Arruda, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2009), é mestrando em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba, Mestre em Psicanálise Aplicada à Saúde e Educação pela UNIDERC/ABEPE (2015), Especialista em Psicanálise Aplicada à Educação e Saúde – ANCHIETA (2014) e Especialista em Educação Básica pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ (2011). Integrante dos Grupos de Pesquisa Comunicação, Cultura e Desenvolvimento e Comunicação (DECOM/UEPB) e Tecnologias, Culturas e Linguagens (TECLIN/UEPB) (Possui experiência na docência da educação básica desde 2001 como professor da Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Normal Médio. Atuou na formação de professores em projetos como o Profoco e programas como o Pró-Letramento, Trilhas, Brasil Alfabetizado, Paulo Freire e Pnaic. Atualmente é professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino e Analista Educacional na rede Estadual, ambas em Vertente do Lério – PE. Tem interesse por estudos sobre didática e ensino, cultura e diversidade e práticas pedagógicas, com foco na formação permanente de professores. E-mail: robsonlima13@hotmail.com

Robéria Nádia Araújo Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Professora Associada do Departamento de Comunicação Social (UEPB). Professora e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP/UEPB), com atuação na Linha de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Formação Docente. Integrante dos Grupos de Pesquisa: TECLIN- Tecnologias, Culturas e Linguagens (PPGFP/UEPB), Comunicação, Cultura e Desenvolvimento e Comunicação, Memória e Cultura Popular (DECOM/UEPB). Orienta os eixos temáticos: Mídias na Educação; Estudos Culturais e Identidade Docente; Formação Docente e Práticas Pedagógicas; Educação Intercultural e Currículo Escolar. Tem interesse por Metodologia da Pesquisa e pelas convergências entre teoria da complexidade, gênero e subjetividades sociais, narrativas seriadas, hibridismos midiático-religiosos, mediações literárias e suas possíveis implicações para o campo da educação.

Downloads

Publicado

2021-06-15

Como Citar

ARRUDA, R. L.; NASCIMENTO, R. N. A. Estratégias de ensino remoto durante a pandemia de COVID-19: um estudo de caso no 5º ano do Ensino Fundamental. Revista Thema, Pelotas, v. 20, p. 37–54, 2021. DOI: 10.15536/thema.V20.Especial.2021.37-54.1851. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1851. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas