Metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino de Ciências
uma investigação com licenciandos e professores em serviço
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.743-759.1512Palavras-chave:
Metodologias ativas, tecnologias digitais, ensino de Ciências, formação de professores.Resumo
As metodologias ativas e as tecnologias digitais vêm ganhando espaço nos contextos de ensino contemporâneos, tornando-se necessária a inclusão desta temática na formação de professores, tanto inicial, quanto continuada, a fim de prepará-los reflexiva e criticamente para o seu uso. Esta pesquisa teve por objetivo verificar e analisar as concepções e opiniões de licenciandos e professores atuantes sobre as metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino de ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório. Foi realizado um minicurso para licenciandos e professores em atuação sobre metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino de ciências. Os dados foram coletados por meio de questionários de pré e pós-teste e analisados pela análise de conteúdo. Observou-se, inicialmente, que os participantes confundiam metodologias ativas com recursos tecnológicos, visão que se modificou parcialmente após o minicurso. Entre as metodologias mais citadas, destacaram-se as experiências (aulas práticas) no pré-teste, e a sala de aula invertida, jogos e método do caso no pós-teste. Os professores dizem acreditar no potencial das metodologias ativas e das tecnologias digitais como auxílio para o ensino e a aprendizagem de ciências.
Palavras-chave: Metodologias ativas; tecnologias digitais; ensino de Ciências; formação de professores.
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