O Capital Cultural na construção de uma Educação Democrática, Reflexiva e Libertadora

Autores

  • Luciano de Souza Carvalho

Palavras-chave:

Educação, Capital Cultural, Mobilidade Social

Resumo

Este artigo parte das diferentes realidades em que educação pode se desenvolver no Brasil, para tanto buscando diagnosticar o significado da escola para os alunos, relacionando como os aspectos sociais podem interferir nesta visão. Busca-se assim uma aproximação entre Pierre Bourdieu, o pensamento de Paulo Freire e a Pesquisa de Campo realizada, na tentativa de estabelecer um diálogo, entre os aspectos sociais, a educação e a realidade apresentada pelos estudantes pesquisados, para produção deste artigo. Combinados os resultados da pesquisa é possível verificar a relação proposta pelo artigo, entre o caráter democrático da educação com o que o que ela representa para os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano de Souza Carvalho


 

Downloads

Publicado

2012-12-11

Como Citar

CARVALHO, L. de S. O Capital Cultural na construção de uma Educação Democrática, Reflexiva e Libertadora. Revista Thema, Pelotas, v. 9, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/144. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas