Influência do número de estágios no torque estático da turbina eólica Savonius

Autores

  • Lucas Santin Bianchin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Passo Fundo
  • Daniel Beck Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Passo Fundo
  • Denílson José Seidel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.309-317.1390

Resumo

A energia eólica para a geração de eletricidade cresceu muito nos últimos anos. Para sua extração são utilizadas turbinas eólicas, as quais convertem a energia cinética do vento em energia mecânica, que posteriormente é convertida em energia elétrica por um gerador. Dentre as turbinas de eixo vertical pode-se dar destaque àquelas do tipo Savonius. Os rotores Savonius apresentam vários parâmetros geométricos que influenciam no seu desempenho, dentre eles o número de estágios, e atualmente estão sendo realizados diversos trabalhos de Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) para avaliar a eficiência de diferentes configurações. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é analisar com o auxílio da CFD a influência de diferentes números de estágios no torque estático da turbina Savonius. Para isso, foram avaliados rotores com um, dois e três estágios. As simulações de CFD foram realizadas utilizando o software SolidWorks Flow Simulation 2016, o qual resolve as equações de conservação utilizando o modelo de turbulência k-ε com funções de amortecimento e o método de discretização por Volumes Finitos. Através da avaliação das simulações foi possível definir que o rotor com um estágio é o que proporciona maior valor de torque estático à turbina Savonius, entretanto o aumento do número de estágio faz com que se diminua a dependência do rotor em relação à direção do escoamento.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

BIANCHIN, L. S.; BECK, D.; SEIDEL, D. J. Influência do número de estágios no torque estático da turbina eólica Savonius. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 2, p. 309–317, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.309-317.1390. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1390. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Engenharias

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