A Influência da Família no Processo de Alfabetização
Palavras-chave:
Família, Educação, Alfabetização.Resumo
As dificuldades de aprendizagem, muitas vezes, estão relacionadas a algum transtorno de aprendizagem que pode ser definido como um impedimento psicológico ou neurológico para desempenhar a linguagem oral, escrita ou até mesmo para condutas em gerais. A família assume um papel indispensável em relação à formação do caráter da criança, pois é através dela que a criança é inserida na sociedade e, ao mesmo tempo, é a família a responsável por modelar e programar o comportamento e a identidade da criança. Neste trabalho objetivo investigar a influência da família no processo de alfabetização. Para tanto, o trabalho desenvolveu-se por meio de pesquisa qualitativa a partir da investigação de casos e estudo bibliográfico. A partir das entrevistas e observações realizadas com os alunos e suas famílias, utilizo o método descritivo e de pesquisas bibliográficas para buscar respostas aos questionamentos lançados anteriormente. Concluiu-se através da pesquisas com as famílias que muitas estão de certa forma acomodadas, têm transferido a função de educar exclusivamente para a escola, ausentando-se inclusive do seu papel na educação formal dos filhos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.