Dimensões cognitivas expressadas por professoras durante uma aula investigativa de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.653-662.1369

Palavras-chave:

Aula investigativa, dimensões cognitivas, ensino de Ciências, ensino de Química, formação continuada.

Resumo

Abordagens que repensam as aulas tradicionais em Ciências são importantes na construção do conhecimento e aprendizagem dos alunos. Essa pesquisa se insere num contexto acerca de um curso de extensão realizado na Universidade Federal do ABC, com a participação de 14 professores da educação básica, sendo a maioria da rede pública e em formação continuada. O objetivo principal era investigar se uma aula investigativa poderia propiciar a manifestação de dimensões cognitivas. Os resultados indicaram que a atividade investigativa possibilitou a mobilização de diversas dimensões cognitivas (88% dos turnos de falas). Embora dimensões cognitivas de alta e baixa ordem foram observadas, a última teve maior prevalência. Pode-se também concluir que aulas em diferentes perspectivas são importantes, uma vez que mobilizam algumas dimensões cognitivas diferentes, o que indicaria a aula investigativa dentro das diversas estratégias a serem utilizadas e não a única. Finalmente, na aula investigativa observada, houve o aparecimento de muitos turnos da categoria hipótese, o que é altamente desejável no ensino de Ciências, uma vez que pode favorecer o rompimento de uma visão dogmática da mesma e ainda, possibilitando a reconstrução de ideias.

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Biografia do Autor

Rafael Pasini Rovay, Universidade Federal do ABC

Graduação em Química

Solange Wagner Locatelli, Universidade Federal do ABC

Licenciatura de Química

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Publicado

2019-10-31

Como Citar

ROVAY, R. P.; LOCATELLI, S. W. Dimensões cognitivas expressadas por professoras durante uma aula investigativa de Química. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 653–662, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.653-662.1369. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1369. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas