Educadores ambientais

os desafios e as possibilidades da formação continuada para atuar na Educação Básica

Autores

  • Denirio Itamar Lopes Marques IFRS
  • Silvia Regina Grando IFRS - Campus Viamão
  • Kellen Oliveira de Freitas IFRS - Campus Viamão
  • Diovana Daugs Fortes IFRS - Campus Viamão

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.605-618.1320

Palavras-chave:

Educação ambiental, metodologias no ensino de ciências, ensino-aprendizagem.

Resumo

Este relato de experiência descreve as atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Construindo (com)Ciência para a Educação Básica”, no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus Viamão. O principal objetivo do projeto era oportunizar a formação continuada de professores do Ensino Básico do município de Viamão, contribuindo na promoção de ações de educação ambiental (EA). A escolha das atividades e das oficinas foram elaboradas a partir de um diagnóstico inicial das necessidades da formação continuada e do desejo, por parte dos professores, de um fórum permanente de discussão sobre EA. As atividades de formação possibilitaram aos professores “educadores ambientais” elaborar instrumentos em que, por meio de ações de EA, se fazem presentes os conteúdos dos diferentes componentes curriculares. Ainda que o êxito na formação continuada possa ser identificado pelo relato dos educadores e de suas práticas, percebe-se a necessidade de um olhar diferenciado das equipes de gestão nas Instituições Públicas, para propiciar maior participação e promover condições dos educadores de realizar formação em serviço, conforme preconiza a legislação.

Palavras-chave: Educação ambiental; metodologias no ensino de Ciências; percepções ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denirio Itamar Lopes Marques, IFRS

Professor Doutor dos Cursos do eixo ambiental do IFRS - Campus Viamão

Silvia Regina Grando, IFRS - Campus Viamão

Professora Doutora da eixo ambiental do IFRS Campus Viamão

Kellen Oliveira de Freitas, IFRS - Campus Viamão

Acadêmica do CST em gestão ambiental e bolsista de extensão.

Diovana Daugs Fortes, IFRS - Campus Viamão

Acadêmica do CST em gestão ambiental e bolsista de pesquisa.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

MARQUES, D. I. L.; GRANDO, S. R.; DE FREITAS, K. O.; FORTES, D. D. Educadores ambientais: os desafios e as possibilidades da formação continuada para atuar na Educação Básica. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 3, p. 605–618, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.605-618.1320. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1320. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas