A Construção do Conhecimento Científico no Ensino de Química
Palavras-chave:
Ensino de Química. Atividades Lúdicas e Concretas. Aprendizagem.Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Roseli Correia da Silva, na disciplina de Química. Foram realizadas atividades lúdicas e concretas, efetivadas a partir de opiniões dos alunos sobre a necessidade de didáticas diferenciadas, dadas suas dificuldades na disciplina e também da minha visão, enquanto professora, da necessidade de buscar um melhor aproveitamento no estudo de química, observados o baixo rendimento e o desinteresse dos alunos. A química é considerada, por muitos estudos, uma das disciplinas mais complexas do currículo do Ensino Médio, a qual exige grandes esforços dos alunos para o seu entendimento e desenvolvimento cognitivo, sendo necessário um incentivo didático no ensino de química, para que os conteúdos sejam trabalhados de forma mais agradável e alcance-se o desenvolvimento cognitivo desejado, distanciando-se do método tradicional e visando a melhores rendimentos na aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.