A introdução da ideia de razão através da Resolução de Problemas
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.361-371.1279Palavras-chave:
Educação matemática, estágio curricular supervisionado, resolução de problemas, razão.Resumo
Este trabalho apresenta o relato de uma experiência com o ensino do conteúdo matemático Razão através da Resolução de Problemas, trazendo aspectos das fases de planejamento da aula e da regência em sala de aula. A experiência ocorreu no contexto do Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina, com 15 alunos do 7º ano de uma escola pública da cidade, no ano de 2017. Teve como objetivo introduzir e explorar a ideia de razão e evidenciou que a escolha da abordagem de ensino, através da Resolução de Problemas, foi potencial para que o objetivo fosse atingido. Ainda, oportunizou que os alunos participassem ativamente da aula, e que os estagiários estudassem o conteúdo de maneira aprofundada, estabelecessem relações entre as diferentes estratégias dos estudantes e aprendessem mais sobre a abordagem de ensino e sobre o conteúdo matemático durante todo o processo, desde a elaboração do plano de aula até o momento da regência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.