Fome no mundo: uma possibilidade de ensino CTS nos anos iniciais da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.732-742.1199Palavras-chave:
Anos iniciais, fome no mundo, enfoque CTS.Resumo
Este relato apresenta a experiência de um trabalho com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos anos iniciais realizado em uma escola pública do Rio de Janeiro, com os seguintes objetivos: proporcionar aos estudantes um aprendizado e construção de conhecimento científico partindo de um problema socialmente relevante e condições para a formação de um olhar crítico e auxiliar na tomada de decisões e mudanças de comportamento frente ao problema social. Foi utilizado o tema “Fome no Mundo”, numa metodologia de um ensino crítico, discutindo os tipos de alimentos e suas funções na promoção da saúde, tendo como base a componente curricular da instituição. Foram realizadas diversas atividades como: rodas de conversa, que proporcionaram um diálogo e interação com toda turma; imagens anexadas em biombos, que despertou para sensibilização; pesquisas em diversas fontes, para o conhecimento e aprofundamento no assunto; vídeos, para o levantamento de questões sociais, ambientais, econômicas e políticas; visita à cozinha da escola, para análise do desperdício; hora da receita, trabalhando com reaproveitamento, pesquisa na internet, discutindo a ação de organizações que buscam erradicar a fome; e a hora do desenho, estimulando a mudança de comportamento diante do conhecimento adquirido. Os resultados encontrados na atividade mostraram possibilidades de discussões para um ensino de ciências que auxilia a fomentar nos alunos o interesse científico voltado à cidadania.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.