Os estereótipos de gênero relacionados à dimensão profissional nas representações dos/as estudantes adolescentes

Autores

  • Alexandra Moraes Maiato Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande - FURG Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.509-523.1192

Palavras-chave:

Representação mental, crenças de autoeficácia, autoconceito, cultura, escolha profissional.

Resumo

A inserção feminina nas carreiras da área da Engenharia é uma problemática atual e ainda são poucas as mulheres que escolhem esse campo de trabalho. Considerando que os discursos sociais influenciam a construção das representações mentais de cada pessoa, impactando o comportamento e a tomada de decisão, inclusive no âmbito profissional, o presente texto objetiva apresentar o resultado da pesquisa realizada com estudantes do ensino médio de uma escola pública da Região Sul do Brasil. Foram objetos de análise os desenhos de profissionais da área da Educação e da Engenharia, realizados pela referida turma. Os resultados revelam que estereótipos de gênero permeiam as representações mentais dos/as jovens, o que pode influenciar a escolha da profissão na área da Engenharia, em especial pelas meninas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Moraes Maiato, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Programa de Pós-Graduação Educação em ciências: Química da Vida e Saúde - PPGEC/FURG

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Maiato, A. M., & Carvalho, F. A. H. de. (2020). Os estereótipos de gênero relacionados à dimensão profissional nas representações dos/as estudantes adolescentes. Revista Thema, 17(2), 509-523. https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.509-523.1192

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.