Os estereótipos de gênero relacionados à dimensão profissional nas representações dos/as estudantes adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.509-523.1192Palavras-chave:
Representação mental, crenças de autoeficácia, autoconceito, cultura, escolha profissional.Resumo
A inserção feminina nas carreiras da área da Engenharia é uma problemática atual e ainda são poucas as mulheres que escolhem esse campo de trabalho. Considerando que os discursos sociais influenciam a construção das representações mentais de cada pessoa, impactando o comportamento e a tomada de decisão, inclusive no âmbito profissional, o presente texto objetiva apresentar o resultado da pesquisa realizada com estudantes do ensino médio de uma escola pública da Região Sul do Brasil. Foram objetos de análise os desenhos de profissionais da área da Educação e da Engenharia, realizados pela referida turma. Os resultados revelam que estereótipos de gênero permeiam as representações mentais dos/as jovens, o que pode influenciar a escolha da profissão na área da Engenharia, em especial pelas meninas.Downloads
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