A Micologia como conteúdo da disciplina de Biologia no Ensino Médio: uma análise dos livros didáticos aprovados no PNLD-2018

Autores

  • Marcelo D'Aquino Rosa Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF). Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Mário Cézar Amorim de Oliveira Faculdade de Educação de Itapipoca - Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Estadual do Ceará.
  • Andreza Alves Gil Duarte Docente de Biologia para o Ensino Médio - Rede Estadual de Santa Catarina. Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Camila Muniz Melo Antunes Docente de Biologia para o Ensino Médio - Rede Estadual de Santa Catarina. Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Daisy Braga Souza Docente de Biologia para o Ensino Médio - Rede Estadual de Santa Catarina. Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Deliane de Abreu Lehrbach Docente de Biologia para o Ensino Médio - Rede Estadual de Santa Catarina. Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Janina Rocha de Oliveira e Silva Docente de Biologia para o Ensino Médio - Rede Estadual de Santa Catarina. Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Jimena Pereira Rodrigues Kirchner Docente de Biologia para o Ensino Médio - Rede Estadual de Santa Catarina. Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Keli Adriana Campos Gonçalves Professora de Biologia para o Ensino Médio - Rede Estadual de Santa Catarina. Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Lafaiete Teixeira Pereira Erkmann Docente de Biologia para o Ensino Médio - Rede Estadual de Santa Catarina. Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Luana Olczyk Docente de Biologia para o Ensino Médio - Rede Estadual de Santa Catarina. Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Marilete Aparecida Willemann Docente de Biologia para o Ensino Médio - Rede Estadual de Santa Catarina. Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Michael Alexander Schweitzer Docente de Biologia para o Ensino Médio - Rede Estadual de Santa Catarina. Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Pamela Caroline de Souza Fossa Docente de Biologia para o Ensino Médio - Rede Estadual de Santa Catarina. Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Paulo Passaglia Docente de Biologia para o Ensino Médio - Rede Estadual de Santa Catarina. Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Simone Rocha da Rosa Docente de Biologia para o Ensino Médio - Rede Estadual de Santa Catarina. Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Soliete Ruzza Altenhofen Docente de Biologia para o Ensino Médio - Rede Estadual de Santa Catarina. Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Elisandro Ricardo Drechsler-Santos Departamento de Botânica (BOT) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.617-635.1163

Palavras-chave:

PNLD-2018, ensino de Biologia, análise documental, análise de conteúdo.

Resumo

Os fungos são o objeto de estudo de uma ciência conhecida por Micologia e, em virtude de seu papel na história da vida no planeta e de sua importância ecológica e econômica, compõem o saber escolar da disciplina de Biologia no Ensino Médio. Sendo assim, nesse trabalho objetivamos realizar uma análise descritiva dos conteúdos de Micologia presentes nas dez coleções de Biologia aprovadas na edição de 2018 do Programa Nacional do Livro Didático. A análise revelou que, apesar de melhorias em termos conceituais e de abordagem metodológica, as ilustrações presentes nos livros analisados ainda apresentam eventuais erros que podem prejudicar a compreensão do conteúdo. Outro fator potencialmente problemático é a ausência de contextualização com os demais aspectos ecológicos, saúde humana e relações com outros seres vivos, tornando os tópicos sobre Micologia reduzidos a uma abordagem desconexa com a realidade dos estudantes. Assim sendo, concluímos que seja relevante que se continue a investigar a temática da Micologia nos livros didáticos de Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo D'Aquino Rosa, Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF). Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Santa Catarina. Professor de Ciências e Biologia na Educação Básica.

Mário Cézar Amorim de Oliveira, Faculdade de Educação de Itapipoca - Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Estadual do Ceará.

Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências - Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciado em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Ceará. Professor do Magistério Superior - Universidade Estadual do Ceará.

Elisandro Ricardo Drechsler-Santos, Departamento de Botânica (BOT) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutor em Biologia de Fungos - Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Biologia Vegetal - Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciado em Ciências Biológicas - Universidade Regional Integrada. Professor adjunto do Departamento de Botânica - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia e no Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas - Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

D’AQUINO ROSA, M.; AMORIM DE OLIVEIRA, M. C.; ALVES GIL DUARTE, A.; MUNIZ MELO ANTUNES, C.; BRAGA SOUZA, D.; DE ABREU LEHRBACH, D.; ROCHA DE OLIVEIRA E SILVA, J.; PEREIRA RODRIGUES KIRCHNER, J.; ADRIANA CAMPOS GONÇALVES, K.; TEIXEIRA PEREIRA ERKMANN, L.; OLCZYK, L.; APARECIDA WILLEMANN, M.; ALEXANDER SCHWEITZER, M.; CAROLINE DE SOUZA FOSSA, P.; PASSAGLIA, P.; ROCHA DA ROSA, S.; RUZZA ALTENHOFEN, S.; DRECHSLER-SANTOS, E. R. A Micologia como conteúdo da disciplina de Biologia no Ensino Médio: uma análise dos livros didáticos aprovados no PNLD-2018. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 617–635, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.617-635.1163. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1163. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas