Bingo periódico: atividade lúdica no ensino de tabela periódica

Autores

  • Laísa Cristina Martins de Sousa Instituto Federal de Goiás Campus Luziânia
  • Luiz Fernando Batista Loja Instituto Federal de Goiás Campus Luziânia
  • Diego Arantes Teixeira Pires Instituto Federal de Goiás Campus Luziânia

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1277-1293.1044

Palavras-chave:

jogos educacionais, tabela periódica, ensino de Química.

Resumo

Nos últimos anos é crescente a utilização de jogos no Ensino de Química. Como a educação precisa entusiasmar o ato de aprender no aluno para que a aprendizagem seja mais eficiente, se faz necessário, como, por exemplo, a utilização de atividades lúdicas em sala de aula. Os jogos podem propiciar uma metodologia inovadora e atraente no ensino, uma forma mais prazerosa e interessante de aprender, podendo tornar as aulas mais dinâmicas, interessantes, divertidas e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Neste trabalho, realizou-se o desenvolvimento de um jogo, denominado “Bingo Periódico”. O jogo foi desenvolvido em dois formatos (digital e analógico) e aborda o conteúdo de Tabela Periódica, distribuição eletrônica e Diagrama de Linus Pauling. A atividade lúdica proposta foi aplicada e avaliada com alunos do Ensino Médio e com alunos do curso de Licenciatura em Química, agradando a ambos os grupos e mostrando-se uma boa alternativa para a mediação de conteúdos relacionados com o tema Tabela Periódica.C

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laísa Cristina Martins de Sousa, Instituto Federal de Goiás Campus Luziânia

Departamento de Áreas Acadêmicas

Área: Química

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Goiás (IFG)

Luiz Fernando Batista Loja, Instituto Federal de Goiás Campus Luziânia

Departamento de Áreas Acadêmicas

Áreas: Informática

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Diego Arantes Teixeira Pires, Instituto Federal de Goiás Campus Luziânia

Departamento de Áreas Acadêmicas

Área: Química

Subáreas: Ensino de Química e Química Orgânica

Licenciado, Bacharel, Mestre e Doutor em Química pela Universidade de Brasília (UnB)

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

SOUSA, L. C. M. de; LOJA, L. F. B.; PIRES, D. A. T. Bingo periódico: atividade lúdica no ensino de tabela periódica. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 4, p. 1277–1293, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1277-1293.1044. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1044. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra