Bingo periódico: atividade lúdica no ensino de tabela periódica
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1277-1293.1044Keywords:
jogos educacionais, tabela periódica, ensino de Química.Abstract
Nos últimos anos é crescente a utilização de jogos no Ensino de Química. Como a educação precisa entusiasmar o ato de aprender no aluno para que a aprendizagem seja mais eficiente, se faz necessário, como, por exemplo, a utilização de atividades lúdicas em sala de aula. Os jogos podem propiciar uma metodologia inovadora e atraente no ensino, uma forma mais prazerosa e interessante de aprender, podendo tornar as aulas mais dinâmicas, interessantes, divertidas e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Neste trabalho, realizou-se o desenvolvimento de um jogo, denominado “Bingo Periódico”. O jogo foi desenvolvido em dois formatos (digital e analógico) e aborda o conteúdo de Tabela Periódica, distribuição eletrônica e Diagrama de Linus Pauling. A atividade lúdica proposta foi aplicada e avaliada com alunos do Ensino Médio e com alunos do curso de Licenciatura em Química, agradando a ambos os grupos e mostrando-se uma boa alternativa para a mediação de conteúdos relacionados com o tema Tabela Periódica.C
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.