Análise dos projetos pedagógicos do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais com foco no tema: relacionamento interpessoal
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.16.2019.174-186.1013Palavras-chave:
Relacionamento interpessoal, Projeto político pedagógico.Resumo
Este trabalho visou revisar os Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) Tecnologia em Processos Gerenciais (TPG) ofertados nos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para tanto, analisou suas disciplinas e conteúdos quanto à abordagem do tema “Relacionamento Interpessoal”, devido ao fato que esta habilidade é valorizada no mercado de trabalho, sendo muitas vezes fator de diferenciação entre profissionais com mesma formação. O problema que norteia este trabalho foi: está prevista a abordagem do tema relacionamento interpessoal nos PPCs dos campi do IFRS que ofertam o Curso de TPG? O objetivo principal deste trabalho foi examinar os PPCs fazendo comparações acerca das ementas das disciplinas relacionadas ao tema. Por meio de pesquisa bibliográfica, foi feita análise documental dos PPCs de todos os campi que ofertam o Curso e observou-se que o conteúdo não é abordado em todos os PPCs. Um dos resultados apontou a importância de definir a inclusão deste conteúdo de forma padronizada numa disciplina específica, dada a relevância deste tema na formação destes Tecnólogos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.