Sobre a Revista

Revista Poliedro é o periódico científico eletrônico da Escola de Design do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Câmpus Pelotas. Tanto o acesso ao conteúdo da revista quanto o envio de textos são realizados de forma gratuita, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A cobertura temática da revista, considerando o campo do Design, se encontra nas Ciências Sociais Aplicadas (Arquitetura, Urbanismo e Design). A administração da revista é realizada de forma automatizada através do Open Journal Systems (OJS). Lançada no ano de 2017, tem como finalidade a divulgação da produção acadêmica, original e relevante, de pesquisadores e de alunos de iniciação científica da área do Design. A submissão de artigos é realizada exclusivamente por meio deste site, e os artigos são avaliados pelo processo de avaliação cega. As submissões para a Revista Poliedro acontecem sempre de forma contínua, ou seja, não interrompemos em nenhum momento a recepção de manuscritos. No entanto, considerando a sua periodicidade preferencialmente semestral, haverá provável fechamento de edição nos meses de junho e outubro, para que exista tempo hábil de publicação nos meses de julho e novembro, respectivamente.

ISSN 2594-4398 (online)

Anúncios

Novo método de publicação

2021-12-07

A Revista Poliedro, por meio deste aviso, informa a todas as pessoas que realizam investigações científicas na área do Design que nós, da equipe editorial, estamos modificando o método de publicação dos textos apreciados pelo nosso periódico.

Até então, os textos eram avaliados em blocos editoriais, com o objetivo de coletar um volume suficiente de textos para fechar uma edição e, somente após isso, realizar a publicação dos mesmos.

Após a tomada de conhecimento de um paradigma editorial mais recente, seguida de avaliações, discussões e deliberações em relação a esse, a equipe editorial da Revista Poliedro decide por aplicar, a partir das próximas edições, o formato de publicação contínua de textos, sendo eles publicados um a um, tão logo perpassem o nosso fluxo de recebimento, triagem, avaliação, aprovação e preparação para publicação.

Os motivos principais para essa tomada de decisão são, em resumo:

- Superação do já anacrônico fluxo baseado em edições fechadas, que advém da publicação física de fascículos, situação que nunca foi o caso da Revista Poliedro;

- Aceleração do fluxo editorial, que fará com que um artigo possa ser publicado em apenas algumas semanas, ao invés de meses;

- Possibilidade de aumento exponencial da divulgação científica do campo do Design que, por sua própria natureza, é atualizado e recontextualizado em uma velocidade maior do que o fluxo atual de publicação da Poliedro comporta;

- Facilidade de trabalho interno da equipe editorial, que poderá realizar demandas mais simplificadas e em um período brevíssimo de tempo, ao invés de receber um pacote com grande volume de textos a serem apreciados e preparados, geralmente já com prazo exíguo.

Esperamos, com isso, que a qualidade da Revista Poliedro possa atender às expectativas da comunidade científica do campo do Design.

Saiba mais sobre Novo método de publicação

Edição Atual

v. 8 n. 10 (2024): Revista Poliedro
					Visualizar v. 8 n. 10 (2024): Revista Poliedro
Publicado: 2024-01-19

Artigos

Ver Todas as Edições