Estratégias produtivas de confecção:
ateliê de moda festa
Palavras-chave:
Estratégias produtivas. Gestão de processos. Moda festa.Resumo
O objetivo deste estudo é de propor estratégias produtivas voltados a produção de vestuário sob medida para manter os prazos de entrega previstos. Em relação à classificação da pesquisa é de natureza aplicada, qualitativa e descritiva. Foi desenvolvido um estudo de caso em ateliê de moda festa, onde foi possível identificar diversos problemas quanto a organização do sistema produtivo. Para tanto, foram pesquisadas as estratégias produtivas sob encomenda, documentando-se os fluxos dos processos e, a partir disso, sugeridos fluxos com melhorias para os processos futuros. Contempla-se, também, com base nas teorias de gestão visual da manufatura enxuta, proposta de painéis para o controle diário da produção, por serem parte integrante da organização de um fluxo produtivo.
Downloads
Referências
BEYNON-DAVIES, Paul; LEDERMAN, Reeva. Making sense of visual management through affordance theory. Production Planning & Control: The Management of Operations. v. 28, n. 2, pgs. 142-157, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/09537287.2016.1243267?needAccess=true. Acesso em: 7 nov. 2021.
BROCKE, Jan Von; ROSEMANN, Michael. Manual de BPM: gestão de processos de negócios. Porto Alegre: Bookman, 2013.
CIETTA, Enrico. A Economia da Moda. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017. E-book. Não paginado.
LIKER, K. Jeffrey; MEIER, David. O Modelo Toyota: manual de aplicação. Porto Alegre: Bookman, 2007.
OHNO, Taiichi. O Sistema de Produção Toyota: além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bookman, 1997.
OLIVEIRA, Jayr Figueiredo. Gestão de Negócios. São Paulo: Saraiva, 2005.
PAIM, Rafael; et al. Gestão de Processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009.
TUBINO, Dalvio Ferrari. Manufatura Enxuta como Estratégia de Produção: A Chave para a Produtividade Industrial. São Paulo: Atlas, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dalvana De Col, Silene, Lucas, Icléia Silveira, Babinski
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.