Uma discussão sobre a utilidade do design através do foco emocional
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2017.v1.n01.pp.101-111Resumen
O presente artigo tem como objeto discutir como o design emocional interfere na vida do ser humano diariamente e em suas relações interpessoais e com o ambiente que o cerca. Será feita uma reflexão sobre onde se pode encontrar o design e como a vida das pessoas se tornaria sem essa atividade. Esse trabalho irá abordar questões como a função dos produtos (prática, estética e simbólica) e que tipo de relação esses produtos mantêm com o seu usuário. O trabalho será apresentado através de um foco simbólico e emocional para que, ao final, seja possível estabelecer um diálogo sobre a utilidade do design.
Descargas
Citas
BÜRDECK, Bernhard E. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.
BONSIEPE, Gui. Design do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.
CANTELLI, Ana Paula. Design Emocional. In: SICITE – UTFPR; XIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2009, Pato Branco.
FREIRE, Karine. Reflexões sobre o conceito de design de experiências. Reflections upon the experience design concept. Strategic Design Reserach Journal: 2009.
LÖBACH, Bernd. Design Industrial. São Paulo: Blücher, 2001.
LIPOVETSKY, Gilles. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artístico. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Tradução de: Eduardo Brandão.
NORMAN, Donald A. Design Emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
PETROSKI, Henry. A evolução das coisas úteis: clipes, garfos, latas, zíperes e outros objetos do nosso cotidiano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
PORTUGAL, Daniel B. Existe Design?: Indagações filosóficas em três vozes. Teresópolis: 2ab, 2013.
SILVA, Maria de Fatima; MARTINS, Marcelo Machado. DESIGN E EMOÇÃO: novos modos de vida, novas reconfigurações de objetos e valores. 2013. Disponível em: <https://bit.ly/2NYEqPx>. Acesso em 02 abr. 2016.
SILVA, Washington Ferreira; CAVALCANTI, Virginia Pereira. Modelo de análise de design emocional aplicado ao desenvolvimento de produtos de moda. 2015. Disponível em: <https://bit.ly/3qcayfq>. Acesso em: 02 abr. 2016
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Rômulo Linhares de Oliveira, Karina Pereira Weber
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.