24 Meses Não Ditos
inspirações, processos e projeto de um livro de artista
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2024.v8.n10.pp.001-018.3030Palabras clave:
Design autoral, Livro de artista, Ma, Pandemia, SolitudeResumen
O presente artigo tem por objetivo apresentar parte de uma pesquisa teórico-prática relativa a Trabalho de Conclusão de Curso de Design Digital na Universidade Federal de Pelotas sobre elemento Ma associado ao projeto de um livro de artista. Especificamente, neste artigo, objetivamos apresentar as influências teóricas e visuais bem como os processos projetuais envolvidos ao longo do desenvolvimento do livro “24 Meses Não Ditos” o qual busca representar momentos de solitude vividos pelo autor durante os dois anos da pandemia da Covid-19.
Descargas
Citas
CARRIÓN, Ulises. El arte nuevo de hacer libros. Plural, México, feb. 1975, p.33-38.
GARCIA, André Luiz M. A leitura a partir da fenomenologia e semiótica de C. S. Peirce. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.35, n.70, p.133-145, 2017.
JUNGK, Isabel. 1, 2, 3: As categorias universais de Peirce. Brazilian Peircean Semiotics Research Network. 2020. Disponível em: <https://redeciep.wordpress.com/2020/11/05/1-2-3-as-categorias-universais-de-peirce/>. Acesso em: 05 de Abril de 2022.
Meet Neue Plak: A revived version of a hidden gem by Paul Renner. Monotype. 2018. Disponível em: <https://www.monotype.com/resources/font-stories/meet-neue-plak-a-revived-version-of-a-hidden-gem-by-paul-renner>. Acesso em: 02 de Junho de 2022.
OKANO, Michiko. Ma: entre-espaço da comunicação no japão um estudo acerca dos diálogos entre Oriente e Ocidente. 2007. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
OKANO, Michiko. Ma: a estética do “entre”. In: USP. Revista USP. São Paulo. 2013-2014. N° 100, p.150-164.
SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista [online]. 2nd ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008, 319 p. ISBN 978-85-386-0390-0.
WEYMAR, Lúcia B.C. Design entre aspas: indícios de autoria nas marcas da comunicação gráfica. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Faculdade dos Meios de Comunicação Social, PUCRS, Porto Alegre, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Giovani Garcez Dalenogari Alba
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.