MOVI: multifunctional furniture project for the University Student House at UFPel.
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.515-551.2670Palabras clave:
Design de Mobiliário. Espaços Reduzidos. Multifuncionalidade.Resumen
Este artigo apresenta um resumo do trabalho de conclusão de curso, o qual aborda como objetivo a criação de um móvel multifuncional que otimiza o espaço habitado e contribui para as práticas de estudos dos residentes da Casa do Estudante Universitário (CEU) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Para isto, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica para embasar e aplicar conceitos de Design, empregando ferramentas metodológicas baseadas em Löbach (2001) e Bonsiepe (1984). Este artigo tem foco principal no desenvolvimento do projeto, no qual foram elaborados análises, desenhos, modelos 3D, estudos de estrutura, encaixes. O projeto foi aplicado na planta da CEU a partir de um software 3D, apresentando boa relação entre ambiente x usuário e possibilidade de ser confeccionado em escala real.
Descargas
Citas
BONSIEPE, Gui. KELLNER, Petra; POESSNECKER, Holger. Metodologia experimental: desenho industrial. Brasília: CNPQ, 1984.
CHING, Francis. D. K. Arquitetura de interiores ilustrada. Porto Alegre, RS: Editora Bookman, 2013.
CORRÊA, Larissa Rodrigues de Sousa. “Design de interiores: proposta de projeto para um ambiente residencial de medidas mínimas permitidas pela legislação”. 128 f. Monografia (Graduação) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2013.
EULIDE. Compensado Multilaminado, [s.a]. Disponível em: http://www.eulide.com.br/produto.php?cat=1. Acesso em: 26 jul. 2021.
FOLZ, Rosana Rita. Mobiliário na habitação popular. 2003. 240 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
GIBBS, Jenny. Design de interiores: guia útil para estudantes e profissionais. 1ª. ed. São Paulo: Brasil: Gustavo Gilli, 2010.
GOETTEMS, Renata Franceschet. Moradia estudantil da UFSC: um estudo sobre as relações entre o ambiente e os moradores. 2012. 188f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/100726 Acesso em: 10 jul. 2021.
IIDA, Itiro. Ergonomia Projeto e Produção. 2ª. ed. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 2005.
LIMA, Marco Antonio Magalhães. Introdução aos Materiais e Processos para Designers, Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2006.
LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração de produtos industriais. São Paulo, SP: Editora Edgard Blücher Ltda, 2001.
PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Dimensionamento humano para espaços interiores. 1ª. ed. Barcelona: Editora Gustavo Gili, 2008.
PEZZINI, Marina; ELY, Vera. Usabilidade de Armários Modulados em Apartamentos Reduzidos. Design e Tecnologia. v.1, n. 01, p. 13, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.23972/det2010iss01pp15-27 Acesso em: 21 nov. 2019.
TOLEDO, Patrícia de Moura e Silva. O design de interiores em hostels: manifestações da individualidade em quartos compartilhados de hostel. 2017. 23f. Dissertação. (Mestrado em Ambiente Construído) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de fora, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5803 Acesso em: 20 nov. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Informações sobre a Casa do Estudante Universitário. PRAE – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, 2019. Disponivel em: https://wp.ufpel.edu.br/prae/2019/01/24/informacoes-sobre-a-casa-do-estudante-universitario/. Acesso em: 01 out. 2019.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Janisse Roberta Lüdtke, Liege Dias Lannes Soares
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.