Design e Branding Sensorial: estudo de caso sobre uma loja de eletroeletrônicos em Manaus

Autores/as

  • Eduarda Venturelli Ribeiro Universidad Federal de Amazonas
  • Gerfeson Furtado Universidad Federal de Amazonas
  • Karla Mazarelo Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n7.pp.804-828.2300

Palabras clave:

Design, Branding Sensorial, Conexão Emocional

Resumen

Em vista de uma sociedade globalizada, em que empresas necessitam diferenciar-se das demais, esta pesquisa tem por objetivo apontar possíveis mudanças que fortaleçam uma relação emocional e física entre as lojas Ramsons, situadas em Manaus, e seus clientes através de aspectos do branding design.  A pesquisa faz uso de uma abordagem qualitativa, com objetivos de caráter exploratório e descritivo, fundamentados em levantamento de dados bibliográficos, observação em campo, realização de estudo de caso e consulta de opinião através de questionário online e grupo focal. Como resultados, foram identificados os aspectos sensoriais necessários à Ramsons e indicações de melhorias para a consolidação dessa relação emocional dos consumidores com a empresa varejista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, Rosângela; FERNANDES, Tânia Regina Tavares; KINCHESCKI, Geovana Fritzen; 2015. Tipos de metodologias adotadas nas dissertações do programa de pós-graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa catarina[...]. Mar del Plata: XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária, Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/136196/102_00127.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12/02/2021

BRITO, Rosemeire Alves; ZUZA, Marilda Sena Pereira. Branding. CESUC – Centro de Ensino Superior de Catalão. Revista CEPPG, No 21, 2009.

CLEBER, Cristiano; Ernani, Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, Rio Grande do Sul, 2013.

GABRIEL, Marx Alexandre. A construção de uma relação de confiança na relação da marca com o cliente de uma rede varejista de Manaus. Porto: UFP, 2018. Tese, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa, 2018.

GIL, Antonio. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ed. São Paulo: Editora Atlas S. A, 2002.

GOBÉ, Marc. Brandjam: o design emocional na humanização das marcas. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução- Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

NAPOLEÃO, Eduardo; PERASSI, Richard. Cultura, desenvolvimento e visualização da identidade de marca. Educação Gráfica, n.18: p. 45-58. 2014.

OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 177p, 1999.

RODRIGUES, Ricardo Rosseto. Contribuições à Gestão da Marca Corporativa no Varejo Brasileiro: estudo de caso na rede de varejo Magazine Luiza. Ribeirão Preto: USP, 2009. Dissertação, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, 2009. Disponível em:https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-29062009-100530/publico/RicardoRRodrigues.pdf. Acesso em: 12/02/2021.

SARAIVA, Luana Bittencourt; PACHECO, Karla Mazarelo Maciel. Identidade de marca: uma revisão sistemática de metodologias de branding para construção de identidades corporativas. Educação Gráfica, n.24: 343-359, 2020.

SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna: Poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. Tradução de Elisabeth Leone. São Paulo: Estação das Letras, 2006.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

VENTURELLI RIBEIRO, E.; FURTADO, G. .; MAZARELO, K. . Design e Branding Sensorial: estudo de caso sobre uma loja de eletroeletrônicos em Manaus. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 5, n. 7, p. 804–828, 2021. DOI: 10.15536/2594-4398.2021.v5.n7.pp.804-828.2300. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2300. Acesso em: 23 nov. 2024.