Estudo de métodos de reconhecimento de signos utilizados por designers de moda
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n7.pp.780-803.2209Palabras clave:
Método, Desenvolvimento de produto, SignoResumen
O objetivo da presente pesquisa foi identificar os métodos de reconhecimento dos signos atribuídos ao vestuário, utilizados durante o desenvolvimento de produtos, por designers de moda. Foi aplicado um questionário a cinco profissionais de diferentes locais de Santa Catarina, que representam diferentes profissões criativas da área do design de moda. Aos dados aplicou-se análise documental de Bardin (2016). O embasamento teórico conta com Hall (2016), Sant’Anna (2016), Oliveira (2007) e Scoz et al. (2019). Com os resultados obtidos nessa pesquisa não foi possível identificar um método específico para reconhecimento de signos atribuídos aos produtos do vestuário. Em lugar deste, é utilizado método de desenvolvimento de produtos, que atribui uma forma subjetiva de compreender signos.
Descargas
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3. Reimpressão. São Paulo: Edições 70, 2016. 277 p.
BARTHES, Roland. O sistema da moda. Gustavo Gil: Barcelona, 1978. 270 p.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Editora APICURI / PUC-Rio, 2016. 219 p.
MONTEMEZZO, Maria Celeste de Fátima Sanches. Diretrizes metodológicas para o projeto de produtos de moda no âmbito acadêmico. Bauru: UNESP, 2003. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, 2003. 98fls.
OLIVEIRA, Sandra Ramalho. Moda também é texto. São Paulo: Edições Rosari, 2007. 134 p.
PANIZZA, Janaína Fuentes. Metodologia e processo criativo de projetos em comunicação visual. São Paulo: USP, 2004. Dissertação de Mestrado, Escola de Comunicação e Artes, Universidade do Estado de São Paulo, 2004. 254fls.
SANT’ANNA, Mara Rubia. Teoria De Moda: SOCIEDADE, IMAGEM E CONSUMO. São Paulo: Estação das letras e cores, 2016. 106 p.
SANTOS, Celio Teodorico. Requisitos de linguagem do produto: uma proposta de estruturação para as fases iniciais do PDP. Florianópolis: UFSC, 2019. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, 2019. 205fls.
SCOZ, Emanuella et al. A ROUPA. A evolução da Roupa em sua Relação com a sociedade. Do ano 1000 d.C. até o século XX. 2ed. Blumenau: AmoLer, 2019. 166 p.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Emanuella Scoz, Elton Moura Nickel, Flavio Anthero Nunes Viana dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.