BASTA: Campanha de fotografia e design pelo combate à misoginia
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2022.v6.n8.pp.001-018.2188Palabras clave:
PALAVRAS-CHAVE: Misoginia; Fotografia; Design;Cartazes.Resumen
Misoginia são ações praticadas em nossa sociedade muito antes de ser uma palavra, de ter um conceito.Refere-se a condutas de inferiorização e de ódio contra as mulheres, advindas de uma sociedade patriarcal, que impõe padrões e valores restritivos a elas. Tendo isso em vista o presente texto - que é parte de um trabalho de conclusão de curso - tem por finalidade descrever a criação da campanha BASTA, composta de cartazes que alertam para as referidas situações. Assim sendo, o presente texto está dividido por uma abordagem teórica e um relato da prática de criação dos cartazes. Na primeira parte, os principais conceitos abordados foram misoginia e lugar de fala; no segundo momento, quando da exposição, da confecção dos cartazes, a maior atenção foi dada para as fotografias, elementos de maior destaque para expressão do significado pretendido. Por fim, defende-se a pertinência deste trabalho por trazer a temática para o interior do ambiente universitário - importante espaço de reflexão da sociedade - dentro de um curso de Design, cujos produtos visuais impactam na construção de hábitos e comportamentos.
Descargas
Citas
BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1996.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o Encontro de Especialistas em Aspectos da Discriminação Racial Relativos ao Gênero. Estudos Feministas, n. 1, p. 171-263, 2002.
CUNHA, A.G. Lexicon: Dicionário Etimológico da Lingua Portuguesa. 2007. P. 386,524.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte: Letramento, 2017. (Feminismos Plurais)
Exame Abril <https://exame.abril.com.br/negocios/dino/62-da-populacao-brasileira-esta-ativa-nas-redes-sociais/> Acesso em 27/11/2019.
Pesquisa dados feminicídio http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_alphacontent&ordering=3&limit=10&limitstart=11160 Acesso: 25/10/2019
Matéria G1 https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/02/26/violencia-contra-mulheres-praticada-por-vizinhos-cresce-uma-em-cada-cinco-relata-agressao-diz-datafolhl> Acesso: 25/10/2019.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Paula Garcia Lima, Michele Brum
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.