Semiótica da moda: o vestuário como um meio de comunicação
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.048-059.1563Resumen
O presente artigo objetiva refletir sobre a importância do vestuário como meio de comunicação para a sociedade, e como a mesma pode apropria-se do vestuário para utilizá-lo com essa finalidade. O estudo propõe uma pesquisa bibliográfica embasada por autores das áreas da sociologia, comunicação, moda, história e semiótica, para comprovar tal relevância. Através também de algumas exemplificações de como pode ser analisada a distinção de categorias como classe social, e a identificação de períodos históricos por meio do vestuário. Ressaltando a importância da maneira que é utilizada o vestuário, resultando em como a imagem refletida é percebida pelos demais indivíduos que estão ao seu redorDescargas
Citas
BARTHES, Roland. Inéditos, vol. 3: imagem e moda. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2005.
BRAGA, João. História da moda: uma narrativa. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2004.
BUORO, Anamélia Bueno. Olhos que pintam. São Paulo: Editora Cortez, 2003.
CASTILHO, Kathia.; MARTINS, Marcelo. Linguagens e comunicação. Disponível em: www2.anhembi.br/html/ead01/semiotica_moda/pdf/aula_05.pdf. Acesso em: 22 jul 2019.
MAZIERO, Lucia Peixe. Abordagem de pensamento: análise semiótica na geração de uma estática idealizada. 9º Colóquio de Moda, Fortaleza, 2013. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202013/COMUNICACAO-ORAL/EIXO-2-EDUCACAO_COMUNICACAO-ORAL/Abordagem-de-pensamento-analise-semiotica-na-geracao-de-uma-estetica-idealizada.pdf. Acesso em: 23 jul 2019.
MONNEYRON, Frédéric. A moda e seus desafios: 50 questões fundamentais. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.
NACIF, Maria Cristina Volpi. O vestuário como princípio de leitura do mundo. In: XXIV Simpósio Nacional de História. São Leopoldo, Associação Nacional de História, 2007.
NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicadas ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2016.
PALOMINO, Érika. A moda. São Paulo: Publifolha, 2002.
STEVENSON, Nj. Cronologia da moda: de Maria Antonieta a Alexander McQueen. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
YATES, Julia. Profissão moda: guia de 55 carreiras. São Paulo: Gustavo Gilli, 2013.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Laiana Pereira da Silveira, Frantieska Huszar Schneid
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.