Design, consumo e ressignificação: detecção de objetos do cotidiano que são apropriados por crianças para uso lúdico

Autores/as

  • Valéria Ramos Friso Universidade Estadual Paulista - Bauru

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2018.v2.n2.pp.081-096.1042

Resumen

Apesar dos inúmeros brinquedos desenvolvidos especificamente para as crianças são encontrados muitos dos objetos de uso cotidiano em ambiente lúdico, os quais se tornaram obsoletos para os adultos. A partir dessa evidência surgiu essa pesquisa, que trouxe questões a cerca do comportamento do consumidor, do usuário, e como o design do produto interfere nesse câmbio de aplicações. Buscamos entender como se dá o consumo bem como o que significam as características encontradas nos objetos do cotidiano. Objetivo: detectar objetos de uso cotidiano em ambiente lúdico doméstico, e traçar uma relação entre o design e o abandono inicial e a apropriação posterior desse. Método: Foram selecionadas casas com crianças entre 3 e 6 anos. Nas casas procuramos as caixas de brinquedos, para que os objetos de uso cotidiano pudessem ser detectados e analisados. Resultados: Os resultados confirmaram a ressignificação dos objetos e a relação do design com seu descarte e apropriação.

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Citas

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Publicado

2018-12-31

Cómo citar

FRISO, V. R. Design, consumo e ressignificação: detecção de objetos do cotidiano que são apropriados por crianças para uso lúdico. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 2, n. 2, p. 081–096, 2018. DOI: 10.15536/2594-4398.2018.v2.n2.pp.081-096.1042. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/1042. Acesso em: 4 dic. 2024.