Projeto de um jornal impresso com foco na experiência do usuário
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2017.v1.n01.pp.112-128Abstract
O presente artigo propõe-se a fazer um recorte da etapa prática de um trabalho de conclusão de curso. A pesquisa como um todo visa propor a elaboração de um modelo conceitual de jornal impresso com foco na experiência do usuário, na qual se utilizou uma metodologia de projeto aplicada para o desenvolvimento de produtos digitais. Através de modificações estruturais e de navegação no jornal, o projeto procura manter e atrair o público para o consumo da mídia impressa. Para atingir tal objetivo realizou-se o projeto de redesign do caderno Notícias do jornal
Zero Hora com base em procedimentos metodológicos da área do design digital.
Downloads
References
GALAN, D. V. Para além dos links: Diálogo entre o meio digital e o impresso. 2013. 116p. Mestrado. Universidade de São Paulo.
GARRET. J. J. The Elements of User Experience.San Francisco: Peachpit Press, 2002.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência.2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência.São Paulo: Editora 34, 1993.
_______. Cibercultura. Traduzido por Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
MELO, P. B. de. Um passeio pela História da Imprensa: O espaço público dos grunhidos ao ciberespaço.Comunicação & Informação / Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia. V. 8, n. 1, (jan./ jun. 2005). Goiânia: UFG, Facomb, 2005.
MIDIA KIT ZERO HORA. 2015. Disponível em: <http://feedcomercial.com.br/Arquivos/abe56eda20eb874b6565c67f0f16acc4.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2016.
O’GRADY, J.; O’GRADY, K. The information design handbook. Switzerland: RotoVision. 2008.
PREECE, J; ROGERS, Y; SHARP, H. Design de Interação: Além da interação humano-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.
SAMARA, Timothy. Grid: Construção e Desconstrução. Cosac Naify, 2007.
_______. Guia de design editorial: manual prático para o design de publicações. Porto Alegre: Bookman, 2007.
SANT’ANNA, Lourival. O destino do jornal: a Folha de S. Paulo, O Globo e o Estado de S. Paulo na sociedade da informação. Rio de Janeiro: Record, 2008.
SECOM, Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília, 2014. 153 p. Disponível em:< http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2016.
ZAPPATERRA, Y; CALDWELL, C. Design editorial: Jornais e revistas/Mídia impressa e digital. São Paulo: Editora G.Gili, 2014.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Bruna Carvalho das Neves, Ana Paula Freitas Margarites
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.