Tecidoteca do IFSul/CAVG: um espaço para aproveitamento de resíduos têxteis e aprendizados em um curso de design de moda
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2025.v9.n11.pp.235-244.4155Keywords:
Sustentabilidade, Reaproveitamento de Resíduos, Tecidoteca, Design de Moda, Ação SocialAbstract
Este artigo aborda a relação entre a poluição gerada pela indústria têxtil e do vestuário e as práticas de reaproveitamento promovidas pela Tecidoteca do IFSUL/CAVG. A pesquisa objetiva analisar os impactos ambientais da produção têxtil, a conexão entre poluição e desastres climáticos, e a importância de alternativas sustentáveis. Utiliza-se uma abordagem qualitativa, com revisão de literatura, e a descrição de ações práticas realizadas pela Tecidoteca. Espera-se que este estudo destaque a relevância da Tecidoteca como um recurso educacional e social que promove a sustentabilidade no design de moda, formando uma nova geração de profissionais conscientes de seu impacto no meio ambiente.
Downloads
References
COSTA, Maria Izabel; POELKING, Cristiane. Contribuição do Projeto Criação e Transformação Têxtil no âmbito Industrial: novo espaço para novas ideias. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE DISEÑO, 3, 2007, Buenos Aires. Anais […]. Buenos Aires: Universidade de Palermo, 2007.
GIMENEZ, Fernanda Schmidt; SPUDEIT, Daniela. Tecidos como fonte de informação: a organização de uma tecidoteca como suporte no processo de ensino-aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA
DA INFORMAÇÃO, 25, 2013, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: FEBAB, 2013. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2019/article/view/1594 Acesso em: 11 out. 2024
MACHADO, Aline Maria Rodrigues; ALLAM, Luise Anita; GRIEP, Brenda. A Tecidoteca IFSUL CAVG: Um espaço de ensino, pesquisa e extensão. In: Congresso Brasileiro de Educação, 2016, Porto Alegre. Anais […]. Porto Alegre: IFSUL, 2016. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-
%202017/PO/po_4/po_4_A_Tecidoteca_IFSUL_CAVG.pdf Acesso em: 11 out. 2024
PEREZ, Iana Uliana; MARTINS, Suzana Barreto. Prevenção do desperdício no setor de vestuário e moda: inovação no processo de design. ModaPalavra e-Periódico, v. 12, p. 36-60, jul.-dez. 2013. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=514051625003. Acesso em: 11 out. 2024.
STEGEMANN, Cristiane; DA ROSA ALMEIDA, Aline; DE SOUZA MEDEIROS, Henrique.
Biofabricação: um horizonte sustentável para o mundo da moda. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial, v. 15, n. 2, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.18624/etech.v15i2.1214. Acesso em: 11 out. 2024.
TABOSA, Marcelo Fernandes. Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco: o lixo têxtil e seus impactos ao meio ambiente. 2024. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56001 Acesso em: 11 out. 2024.
TONIOLLO, Michele; ZANCAN, Natália Piva; WÜST, Caroline. Indústria têxtil: sustentabilidade, impactos e minimização. Porto Alegre: Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2016. Disponível em: https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2015/V- 029.pdf Acesso em: 11 out. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Anah Elis Madeira Cardoso, Gisele Dias Ferreira Adam, Beatriz Helena Viana Castro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.