The Biological Body and The Dressed Body in teaching clothing patternmaking

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n5.pp.001-026.2615

Keywords:

Clothing Patternmaking, Fashion Teaching, Patternmaking Teaching

Abstract

Through an unsystematic literature review, this article aims to prescribe instruments and criteria about the teaching of patternmaking that can be used to assess the performance of fashion students in pedagogical practices whose central object is the body of the users. Therefore, the research presents two axes: (I) biological body; and (II) dressed body. The following instruments were listed: (I) anthropometric profile; and (II) ergonomic requirements checklist; between others. Among the evaluation criteria, the following stood out: (I) accuracy of tabulated measures; and (II) the quality of the requirements met; between others. Furthermore, starting points were suggested for pedagogical practices that involve the body as an object of study in teaching of patternmaking.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Janaina Figueiredo Lorbieski, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Santa Catarina

É especialista em Empreendedorismo e Inovação para Startups (2020) pela Faculdade de Tecnologia Senai Florianópolis (SENAI/SC-CTAI). Graduada em Moda, com habilitação em Estilismo (2011), pela Universidade do Estado de Santa Catariana (Udesc). Atualmente, é professora de cursos livres de modelagem e é analista de produto da Plataforma Modelagem Orientada ao Usuário (MOU).

Valdecir Babinski Júnior, Universidade do Estado de Santa Catarina

É mestre em Design de Vestuário e Moda (2021) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É pós-graduado em marketing (2018) pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). É graduado em Moda, com habilitação em Design de Moda (2014), pela Udesc. Atualmente, é professor assistente na Udesc e ministra aulas no bacharelado em Moda.

Dulce Maria Holanda Maciel, Universidade do Estado de Santa Catarina

É doutora em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Design, Ergonomia e Meio Ambiente (2007) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestra em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão Ambiental (2002) também pela UFSC. É pós-graduada em Design de Moda (2011) pela Universidade Estácio de Sá. É graduada em Engenharia Elétrica (1986) pela UFSC. É graduada em Moda (2011) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Atualmente, é professora efetiva da Udesc e ministra aulas no bacharelado em moda e no Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa).

Lucas da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina

É doutor em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestre em Educação e Cultura (2005) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É especialista em Moda: Criação e Produção (2002) também pela Udesc. É graduado em Ciências Econômicas (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é professor efetivo na Udesc e ministra aulas no bacharelado em moda e no Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa/Udesc).

Icléia Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

É doutora em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestre em Engenharia da Produção (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e especialista em Atuação Docente em Nível Superior (1980) pela mesma universidade. Também especialista em Moda (1992) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É licenciada em Geografia (1976) pela UFSC. É professora efetiva da Udesc e ministra aulas no bacharelado em moda e no Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa/Udesc).

References

ARAÚJO, Maria do Socorro de; SOUZA, Walkíria Guedes de; FILGUEIRAS, Araguacy Paixão Almeida. Experimento metodológico para o processo de ensino-aprendizagem da modelagem plana feminina: praxis docente x discente no curso de design-moda-UFC. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 41-52, 10 jul. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3CMvwbB. Acesso em: 15 ago. 2021.

CARVALHO, Maria Helena Ribeiro de. Ergonomia e Modelagem: a função da modelista perante o corpo. In: COLÓQUIO DE MODA, 7., 2011, Maringá. Anais [...]. Maringá: [S.I], 2011. p. 1-10. Disponível em: https://bit.ly/362A6Ew. Acesso em: 08 out. 2020.

CASTILHO, Kathia. Moda e linguagem. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004.

DANGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia humana básica. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.

FREITAS, Valdemar. Anatomia: conceitos e fundamentos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRAVE, Maria de Fátima. Modelagem tridimensional ergonômica. São Paulo: Escrituras, 2010.

HEINRICH, Daiane Pletsch. Modelagem e técnica de interpretação para confecção industrial. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2005.

IERVOLINO, Fernanda. 41 anos de estudos de modelagem do vestuário: uma proposta de aperfeiçoamento do ensino de modelagem através da usabilidade. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado) — Curso de Pós-Graduação em Design, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

IFSC — Instituto Federal de Santa Catarina. Projeto Pedagógico de Curso Superior: Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda. Jaraguá do Sul: IFSC, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3lVMr4y. Acesso em: 23 jul. 2021.

IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Edgar Blucher, 2005.

LIMA, Jonathan Gurgel de; ITALIANO, Isabel Cristina. O ensino do design de moda: o uso da moulage como ferramenta pedagógica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 2, p.477-490, jun. 2016. Disponível em: https://bit.ly/35iWoBa. Acesso em: 05 maio 2018.

LIMA, Márcio Soares et al. A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 113-122, 22 fev. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3zKJFnR. Acesso em: 17 ago. 2019.

MELLO, Willyams Bezerra de. Proposta de um método aberto de projeto de produto: três alternativas de criação. 2011. 157 f. Dissertação (Mestrado) — Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil e Urbana, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://bit.ly/3f2xCM0. Acesso em: 03 mar. 2020.

MENEZES, Marizilda dos Santos; SPAINE, Patrícia Aparecida de Almeida. Modelagem Plana Industrial do Vestuário: diretrizes para a indústria do vestuário e o ensino-aprendizado. Projética, Londrina, v. 1, n. 1, p. 82-100, dez. 2010. Disponível em: https://bit.ly/3oaXutI. Acesso em: 17 ago. 2021.

NICOLINI, Rubens. Medida de conforto em Têxteis. Rio de Janeiro: Senai/Cetiqt, 1995.

NISHIMURA, Maicon Douglas Livramento; VERGARA, Lizandra Garcia Lupi; GONTIJO, Leila Amaral. Modelagem do vestuário a partir das percepções dos professores em Santa Catarina. DAPesquisa, Florianópolis, v. 12, n. 18, p. 68-78, 8 maio 2017. Disponível em: http://bit.ly/3bOLo38. Acesso em: 19 jan. 2021.

OLIVETE, Ana Luiza; PEREIRA, Paula Virgínia de Britto Lopes; ARRUDA, Káthia Oliveira. Técnicas de modelagem e costura feminina. 2. ed. Brasília: LK Editora, 2010.

POCI, Bárbara Valle; CARVALHO, Cristiane de S. dos Santos de; CUNHA, Glaucia Regina Santos. Corpo feminino: a diversidade das formas brasileiras. In: COLÓQUIO DE MODA, 12., 2016, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda, 2016. p. 1-12. Disponível em: https://bit.ly/3CRpzKj. Acesso em: 20 ago. 2021.

ROSA, Lucas da. A indústria do vestuário da grande Florianópolis: absorção de estudantes do curso superior de moda da Udesc. 2005. 157 f. Dissertação (Mestrado) — Curso de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. Disponível em: https://bit.ly/35IwXKt. Acesso em: 05 nov. 2019.

ROSA, Lucas da. Vestuário Industrializado: uso da ergonomia nas fases de gerência de produto, criação, modelagem e prototipagem. 2011. 175 f. Tese (Doutorado) — Curso de Pós-Graduação em Design, Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://bit.ly/3kDNtzL. Acesso em: 24 fev. 2019.

SANCHES, Maria Celeste de Fátima. O projeto do intangível na formação de designers de moda: repensando as estratégias metodológicas para a sintaxe da forma na prática projetual. 2016. 268 f. Tese (Doutorado) — Curso de Arquitetura e Urbanismo/Diseño, Fabricación y Gestión de Projyectos Industriales, Universidade de São Paulo/Universitat Politècnica de València, São Paulo/Valência, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3nOvHLr. Acesso em: 14 jan. 2021.

SANTIAGO, Elida Belquice Araújo; NORONHA, Raquel Gomes; ZANDOMENEGHI, Ana Lucia Alexandre de Oliveira. Metodologias colaborativas do design para modelagem plana do vestuário. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 92-108, 1 jun. 2020. Disponível em: http://bit.ly/3o8PgOX. Acesso em: 22 jan. 2021.

SILVA, Edna Maria dos Santos; FRANÇA, Sônia. Modplan: ensino e aprendizagem de modelagem plana por meio de um recurso tecnológico. In: COLÓQUIO DE MODA, 14., 2018, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda, 2018. p. 1-13.

SILVEIRA, Icléia et al. A formação dos profissionais do setor de modelagem do vestuário da região do Vale do Itajaí – SC. DAPesquisa, Florianópolis, v. 7, n. 9, p. 552-566, 30 out. 2018. Disponível em: http://bit.ly/38XRxbj. Acesso em: 20 jan. 2021.

SILVEIRA, Icléia et al. A relação da técnica de moulage com o corpo. In: COLÓQUIO DE MODA, 9., 2013, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2013. p. 1-12. Disponível em: https://bit.ly/3qjrl0I. Acesso em: 14 jan. 2021.

SILVEIRA, Icléia. Modelo de gestão do conhecimento: capacitação da modelagem de Vestuário. Florianópolis: Editora UDESC, 2017.

SOUZA, Bárbara Pavei; PEREIRA, Adriana Cardoso. Nem todo trajeto é reto: limites e possibilidades para a sensibilização dos estudantes de design de moda por meio do ensino de modelagem. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 11-29, 1 jun. 2020. Disponível em: http://bit.ly/3sC71cP. Acesso em: 18 jan. 2021.

UDESC — Universidade do Estado de Santa Catarina. Ementas. Florianópolis: Udesc, 2021. Disponível em: https://bit.ly/39zzgRk. Acesso em: 23 jul. 2021.

UNESC — Universidade do Extremo Sul Catarinense. Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda: Projeto Pedagógico De Curso (PPC). Criciúma: Unesc, 2016. Disponível em: https://bit.ly/39yKFkk. Acesso em: 23 jul. 2021.

Published

2021-12-21

How to Cite

LORBIESKI, J. F.; BABINSKI JÚNIOR, V.; MACIEL, D. M. H.; ROSA, L. da; SILVEIRA, I. The Biological Body and The Dressed Body in teaching clothing patternmaking. Poliedro Journal, Pelotas, Brasil, v. 5, n. 5, p. 001–026, 2021. DOI: 10.15536/2594-4398.2021.v5.n5.pp.001-026.2615. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2615. Acesso em: 24 nov. 2024.