The Biological Body and The Dressed Body in teaching clothing patternmaking

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n5.pp.001-026.2615

Keywords:

Clothing Patternmaking, Fashion Teaching, Patternmaking Teaching

Abstract

Through an unsystematic literature review, this article aims to prescribe instruments and criteria about the teaching of patternmaking that can be used to assess the performance of fashion students in pedagogical practices whose central object is the body of the users. Therefore, the research presents two axes: (I) biological body; and (II) dressed body. The following instruments were listed: (I) anthropometric profile; and (II) ergonomic requirements checklist; between others. Among the evaluation criteria, the following stood out: (I) accuracy of tabulated measures; and (II) the quality of the requirements met; between others. Furthermore, starting points were suggested for pedagogical practices that involve the body as an object of study in teaching of patternmaking.

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Author Biographies

Janaina Figueiredo Lorbieski, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Santa Catarina

É especialista em Empreendedorismo e Inovação para Startups (2020) pela Faculdade de Tecnologia Senai Florianópolis (SENAI/SC-CTAI). Graduada em Moda, com habilitação em Estilismo (2011), pela Universidade do Estado de Santa Catariana (Udesc). Atualmente, é professora de cursos livres de modelagem e é analista de produto da Plataforma Modelagem Orientada ao Usuário (MOU).

Valdecir Babinski Júnior, Universidade do Estado de Santa Catarina

É mestre em Design de Vestuário e Moda (2021) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É pós-graduado em marketing (2018) pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). É graduado em Moda, com habilitação em Design de Moda (2014), pela Udesc. Atualmente, é professor assistente na Udesc e ministra aulas no bacharelado em Moda.

Dulce Maria Holanda Maciel, Universidade do Estado de Santa Catarina

É doutora em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Design, Ergonomia e Meio Ambiente (2007) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestra em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão Ambiental (2002) também pela UFSC. É pós-graduada em Design de Moda (2011) pela Universidade Estácio de Sá. É graduada em Engenharia Elétrica (1986) pela UFSC. É graduada em Moda (2011) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Atualmente, é professora efetiva da Udesc e ministra aulas no bacharelado em moda e no Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa).

Lucas da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina

É doutor em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestre em Educação e Cultura (2005) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É especialista em Moda: Criação e Produção (2002) também pela Udesc. É graduado em Ciências Econômicas (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é professor efetivo na Udesc e ministra aulas no bacharelado em moda e no Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa/Udesc).

Icléia Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

É doutora em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestre em Engenharia da Produção (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e especialista em Atuação Docente em Nível Superior (1980) pela mesma universidade. Também especialista em Moda (1992) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É licenciada em Geografia (1976) pela UFSC. É professora efetiva da Udesc e ministra aulas no bacharelado em moda e no Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa/Udesc).

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Published

2021-12-21

How to Cite

LORBIESKI, J. F.; BABINSKI JÚNIOR, V.; MACIEL, D. M. H.; ROSA, L. da; SILVEIRA, I. The Biological Body and The Dressed Body in teaching clothing patternmaking. Poliedro Journal, Pelotas, Brasil, v. 5, n. 5, p. 001–026, 2021. DOI: 10.15536/2594-4398.2021.v5.n5.pp.001-026.2615. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2615. Acesso em: 22 jul. 2024.