O design emocional aplicado ao projeto gráfico de livros: projetando uma coleção de Agatha Christie
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n7.pp.718-744.2167Keywords:
Emotional design, Editorial design, Literary collections, Agatha ChristieAbstract
Este artigo apresenta os resultados de um estudo que explorou, por meio de revisão bibliográfica, as relações entre o design editorial de coleções e o design emocional. Esta foi a base teórica que substanciou a proposta do projeto gráfico de uma coleção de livros com obras selecionadas da autora Agatha Christie. A pesquisa foi complementada com a realização de um levantamento parcial das coleções de livros da autora anteriormente publicadas no Brasil e no exterior, com amostra definida por acessibilidade.
Downloads
References
AGATHA CHRISTIE LTD. 2019. Disponível em: https://www.agathachristielimited.com/. Acesso em: 26 set. 2019.
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Cor. Porto Alegre: Bookman, 2009. 176 p.
CARVALHO, Ana Isabel Silva. A capa de livro: o objecto, o contexto, o processo. 2008. 98f. Dissertação (Mestrado em Design da Imagem) – Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, Porto, 2008.
CHERUBIN, Felipe. Fenômeno dos ‘booktubers’ difunde clássicos literários para público jovem. Estadão. 22 jul. 2017. Disponível em: https://alias.estadao.com.br/noticias/geral,fenomeno-dos-booktubers-difunde-classicos-literarios-para-publico-jovem,70001898464. Acesso em: 15 mai. 2019.
CHRISTIE, Agatha. Autobiografia. Rio de Janeiro: Record, c1977. 546 p.
COLEÇÃO FOLHA O MELHOR DE AGATHA CHRISTIE. 2019. Disponível em: https://agathachristie.folha.com.br/. Acesso em: 26 set. 2019.
CURRAN, John. Os diários secretos de Agatha Christie: 50 anos de mistérios na criação. São Paulo: Leya, 2010. 480 p.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 240 p.
FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Edições Rosari, 2006. 144 p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008. 206 p.
HASLAM, Andrew. O livro e o Designer II: como criar e produzir livros. São Paulo: Edições Rosari, 2010. 256 p.
HUMPHERYS, Anne. British Detective Fiction in the 19th and Early 20th Centuries. Oxford Research Encyclopedia of Literature. Jun. 2017. Disponível em: https://oxfordre.com/literature/abstract/10.1093/acrefore/9780190201098.001.0001/acrefore-9780190201098-e-240. Acesso em: 13 set. 2019.
L&PM. 2003-2019. Disponível em: https://www.lpm.com.br. Acesso em: 22 set. 2019.
LUPTON, Ellen. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008. 248 p.
MACHADO, Samir. Agatha Christie (Globo Livros). Sobre capas e demais coisas relacionadas ao design do livro. 15 fev. 2015a. Disponível em: http://sobrecapas.blogspot.com/2015/02/. Acesso em: 1 set. 2019.
MACHADO, Samir. Agatha Christie (Nova Fronteira). Sobre capas e demais coisas relacionadas ao design do livro. 12 jul. 2015b. Disponível em: http://sobrecapas.blogspot.com/2015/07/. Acesso em: 1 set. 2019.
MEGGS, Philip B. História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009. 720 p.
MENEZES, Duda. Agatha Christie: por onde começar a ler? | book addict. 17 fev. 2019. (16m29s). Disponível em: https://youtu.be/BMXYDUrvR3s. Acesso em: 11 abr. 2019.
MELO, Chico Homem de (org.). O design gráfico brasileiro: anos 60. São Paulo: Cosac & Naify, 2006. 302 p.
NORMAN, Donald A. Design Emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008. 322 p.
PRATES, Tito. Agatha Christie From my Heart: uma Biografia de Verdades. Torres: Illuminare, 2016. [s. p.].
RODRIGUES, Bel. Agatha Christie: por qual livro devo começar a ler?. 16 mai. 2017. (5m07s). Disponível em: https://youtu.be/X9hji1Pkuv0. Acesso em: 11 abr. 2019.
RIBEIRO, Milton. Planejamento Visual Gráfico. Brasília: LGE Editora, 2003. 500 p.
SEHN, Thaís Cristina Martino. O livro como objeto de desejo. 2009. 224f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design Gráfico) – Centro de Artes e Design, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.
TAUNTON, Matthew. Print culture. The British Library. 15 May. 2014. Disponível em: https://www.bl.uk/romantics-and-victorians/articles/print-culture. Acesso em: 13 set. 2019.
THE HOME OF AGATHA CHRISTIE. 2019. Disponível em: https://www.agathachristie.com/about-christie. Acesso em: 21 apr. 2019.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Alana Machado Kusma, Ana da Rosa Bandeira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.