Verão do amor: os jovens e a nova forma de vestir
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2020.v4.n4.pp.056-071.1794Abstract
A síntese do artigo tem como objetivo trazer uma reflexão sobre a relevância que o vestuário possuiu durante o verão de 1967 através de uma revisão de bibliografia. O verão de 67, também conhecido como o verão do amor, ficou conhecido pelas manifestações espalhadas pelo mundo todo em que reuniam pessoas de diferentes lugares em busca de objetivos em comum que eram a paz, e também a valorização de elementos da natureza. Ficando evidente a inquietação dos jovens da década de 60, isso foi refletido diretamente no vestuário do período. Portanto, os estudos aqui apresentados são sobre o comportamento dos jovens do verão de 1967, as formas de manifestações e a atuação do vestuário.
Downloads
References
BAUDOT, François. Moda do século. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2002.
BERLIM, Lilyan. Moda e sustentabilidade: uma reflexão necessária. São Paulo: Editora Estação das Letras e Cores, 2012.
BRAGA, João. História da moda: uma narrativa. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2004.
BRAGA, João. Reflexões sobre a moda. v. 1. 5 ed.. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2011.
BRAGA, João. Reflexões sobre a moda. v. 2. 3 ed. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2011.
CATOIRA, Lu. 1968: A construção da estética jovem no cotidiano da contracultura e dos ideais de liberdades políticas, comportamentais, éticas e sexuais. 4º Colóquio de moda – 1ª edição internacional, Novo Hamburgo, 2008.
CRANE, Diana. Ensaios sobre a moda, arte e globalização cultural. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
GWILT, Alison. Moda Sustentável: guia prático. Tradução Márcia Longarço. -- 1. ed. – São Paulo: Gustavo Gili, 2014.
MACKENZIE, Mairi. Ismos: para entender a moda. São Paulo: Editora Globo, 2010.
MENDES, Valerie D. A moda do século XX. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003.
POLLINI, Denise. Breve história da moda. São Paulo: Editora Claridade, 2007.
STEVENSON, Nj. Cronologia da moda: de Maria Antonieta a Alexander McQueen. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2012.
QUEIROZ. Leila. L. Utopia da sustentabilidade e transgressões no design. Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 2014.
SALCEDO, Elena. Moda ética para um futuro sustentável. Espanha: Editora GGili, 2014
SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2010.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Laiana Pereira da Silveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.