Analisando a experiência do usuário no stage design brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2020.v4.n4.pp.158-171.1491Abstract
Este artigo se propõe a analisar os fatores que afetam a experiência do público brasileiro ao assistir a um show ao vivo. O cenário atual será analisado em três etapas, por meio de registros, fotos e descrição: (1) shows internacionais no Brasil; (2) a estrutura do entretenimento brasileiro e (3) o comportamento das produtoras nacionais. Com isso, conclui-se que as questões anteriores, aliadas com a geografia e logística presentes nacionalmente, afetam a experiência do usuário em espetáculos apresentados ao público.
Downloads
References
SILVEIRA, Y.; ROIZENBRUCH, T.; CORRE?A, L. Design cenogra?fico: cenografia como habilitac?a?o nos cursos de design. Belo Horizonte, 2016.
LUCIANI, N. Design ce?nico: um caminho possi?vel para a criac?a?o da luz e a formac?a?o do iluminador. Floriano?polis, 2013.
ZIRPOLI, Cassio. A audie?ncia do Super Bowl na TV dos EUA, ha? 8 anos com mais de 100 milho?es de telespectadores. Disponi?vel em: <https://bit.ly/380VQ4M>. Acesso em: 01 de jul. 2018.
MIX MAG BRASIL. Mercado de shows deve movimentar US$232 milho?es em 2016. Disponi?vel em: <http://mixmag.com.br/read/mercado-de-shows-deve-movimentar-us-232-milhoes-em-2016-news>. Acesso em: 30 de jun. 2018.
BELLONI, Luiza. A 'ilusa?o' da meia-entrada: Este e? o motivo pelo qual voce? na?o paga a metade do prec?o de um ingresso. Disponi?vel em: <https://www.huffpostbrasil.com/2017/08/04/a-ilusao-da-meia-entrada-este-e-o- motivo-pelo-qual-voce-nao-p_a_23063706/>. Acesso em: 01 de jul. 2018.
WILD, Larry. A Brief History of Theatrical Scenery. Disponi?vel em: <http://www3.northern.edu/wild/ScDes/sdhist.htm>. Acesso em: 30 de jun. 2018.
IRWIN, Janet. Scenic Design: A History of Change and Innovation. Disponi?vel em: <http://www.artsalive.ca/collections/imaginedspaces/index.php/en/learn-about/historyandinnovation>. Acesso em: 30 de jun. 2018.
KNOPPER, Steve. How concerts shifted from songs to spectacles. Disponi?vel em: <https://www.washingtonpost.com/entertainment/music/how-concerts-shifted-from-songs-to-spectacles/2014/05/22/ca521340-d6ce-11e3-8a78- 8fe50322a72c_story.html>. Acesso em: 01 de jul. 2018.
ARQUITETURA. Arquitetura cenográfica: já pensou em trabalhar com ela?. Disponi?vel em: <http://44arquitetura.com.br/2017/07/arquitetura-cenografica-trabalhar-com-ela/>. Acesso em: 31 de jan. 2019.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Vitor Almeida
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.