Integração entre texto e imagem no trabalho de jovens ilustradoras e designers brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.161-181.1387Abstract
O objetivo deste trabalho é gerar material de pesquisa e reflexão pela verificação de possibilidades de integração entre texto caligrafado ou desenhado, e imagens ilustradas. O método utilizado será a análise empírica de alguns trabalhos de três jovens mulheres, ilustradoras e designers brasileiras, com foco em publicações editoriais físicas e digitais e projetos de cunho pessoal, como publicações independentes. Foi feita a opção de realizar apenas análises de trabalhos de mulheres brasileiras jovens, pois existe a necessidade de iniciativas de inclusão e valorização tanto do trabalho criativo feminino, como de designers e artistas que estão saindo da academia e iniciando sua jornada no mercado de trabalho no país.Downloads
References
ALENCAR, Ravena (@ravennaa). Disponível em: <https://www.instagram.com/ravennaa/> Acesso em: 19 de novembro de 2017.
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Cor. Porto Alegre: Bookman, 2009.
AVRIN, Leila. Scribes, script and books. London: The British Library, 1991.
CATARSE. Onde as Gaivotas Fazem Seus Ninhos. Disponível em: <https://www.catarse.me/gaivotas> Acesso em: 21 de novembro de 2017.
DONDIS, Donis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FREITAS, Irena (@imnot12). Manaus. Disponível em: <https://www.behance.net/gallery/57264179/Manaus> Acesso em: 30 de setembro de 2017.
FREITAS, Irena (@irenafreiras). Disponível em: <https://www.instagram.com/irenafreitas/> Acesso em: 24 de setembro de 2017.
HOLLIS, Richard. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MARSHALL, Lindsey; MEACHEM, Lester. Como usar imagens. São Paulo: Edições Rosari, 2010.
MCCLOUD, Scott. Desenhando quadrinhos: Os segredos das narrativas de quadrinhos, mangás e graphic novels. São Paulo: M. Books, 2008.
MIDDENDORP, Jan. Hand to type: Scripts, hand-lettering and calligraphy. Berlin: Gestaltel, 2014.
MINÁ, Minna (@minnamr). Disponível em: <https://www.behance.net/minnamr> Acesso em: 21 de novembro de 2017.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
WINTERS, Eleanor. Mastering copperplate calligraphy: a step-by-step manual. New York: Dover Publications Inc., 2000.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Marília Sarmanho de Brum, Volnei Antônio Matté (orientador)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.