O gesto autoral em favor de uma outra ética no Design
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2018.v2.n2.pp.116-134.1017Abstract
Este artigo é um recorte do trabalho de conclusão do curso de Bacharelado em Design, intitulado “Curadoria de Si: ensaio cartográfico sobre a autoria no processos de formação de uma designer” e trata de uma revisão bibliográfica acerca da autoria nos campos da arte, da literatura, da filosofia e do design. Esta escrita foi motivada pelas inquietações acerca da minha relação com o design e buscou compreender a autoria enquanto um modo de estar que fosse variável, processual, sintonizado com a potencialização dos modos de vida (singulares e coletivos) e orientado por ética e estética.
Downloads
References
BASBAUM, Ricardo. Performance: a questão da autoria. Performáticos, Performance e Sociedade. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1996, pp. 47-51
BARTHES, R. A morte do autor. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CARDOSO, Rafael. 2008. Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Blucher.
DESIGN IS HISTORY. Paula Scher. 2010. Disponível em: <http://www.designishistory.com/1980/paula-scher/> Acesso em: 27 mar. 2017.
FARINA, Cynthia. Vida como obra de arte, arte como obra de vida: por uma pedagogia das afecções. Universidade Federal de Pelotas. Dissertação de Mestrado, 1999.
FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Ditos & Escritos III. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa – 2.ed – Rio de Janeiro. Forense Universitária, 2009.
LUPTON, Ellen (org.). Intuição, ação, criação. São Paulo: Gustavo Gili, 2013
LUPTON, Ellen. The Designer as Producer. In: The Education of a Graphic Designer. New York: Allworth Press, 1998. Disponível em: < http://elupton.com/2010/10/the-designer-as-producer/>. Acesso: em 07/04/17.
MCCARTHY, Steven. The Designer As...: Author, Producer, Activist, Entrepeneur, Curator, and Collaborator: New Models for Communicating. Amsterdan: BIS Publishers, 2013.
MEGGS, Philip B. História do design gráfico. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.
POYNOR, Rick. Abaixo as Regras: Design Gráfico e Pós Modernismo. 1ª Ed. Porto Alegre: Bookman Companhia Editora, 2010.
ROCK, Michael. The designer as author. Eye Magazine. 1996. Disponível em: <http://www.eyemagazine.com/feature/article/the-designer-as-author> Acesso em: 10 ago. 2016.
ROLNIK, Suely. Arte Cura: O híbrido de Lygia Clark. São Paulo, 1996. Disponível em: <http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Hibrido.pdf>. Acesso: em 07 abr. 2017.
SCHER, Paula. Paula Scher fala sério. Tedtalks. 2008. Disponível em: <https://www.ted.com/talks/paula_scher_gets_serious?language=pt-br>. Acesso em: 27 mar. 2017.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Mariana Borges dos Santos, Mariana Piccoli, Ana Paula Freitas Margarites
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.