FILE 2018: Tecnologia, corpo, tempo e espaço
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2018.v2.n2.pp.035-058.1001Abstract
Resumo: Análise da integração entre o corpo da obra e o corpo do visitante através das experiências propostas pela exposição “Disruptiva” promovida pelo Festival FILE e inaugurada em 13 de abril de 2018 no CCBB do Rio de janeiro. A exposição é composta por instalações que apresentam o potencial de desencadear provocações existenciais a partir de uma interação espaço temporal. Durante o percurso é criada uma ponte suave entre passado, presente e futuro, estruturada pela combinação da memória afetiva dos visitantes e os fabulosos espaços das instalações capazes de transformar incertezas intelectuais em divertidas experiências. Em uma contemporaneidade marcada pela dissolução de fronteiras espaciais, a mostra busca criar um ambiente de acolhimento e protagonismo do corpo.
Downloads
References
BERGSON, Henri. Matéria e Memória. Ensaio Sobre a Relação do Corpo com o Espírito. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. 291p.
FREUD, Sigmund. Freud (1917-1920). O Homem dos Lobos e Outros Textos. Obras Completas Volume 14. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, (1919/2010). 432 p.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Maurio de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. 1986p.
LEVY, Pierre. O que é o Virtual?. São Paulo: Editora 34, 2011. 160p.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: WMF, 2011. 662p.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Vozes, 2014. 186p.
PALLASMAA, Juhani. Habitar. São Paulo: Gustavo Gili, 2017. 125p.
PALLASMAA, Juhani. Essências. São Paulo: Gustavo Gili, 2018. 123p.
SERRES, Michel. Hominescência. Lisboa: Instituto Piaget, 2004. 294p.
SERRES, Michel. O Mal Limpo. Poluir para se Apropriar? Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. 112p.
SERRES, Michel. Tempo de Crise. O que a Crise Financeira Trouxe à Tona e Como Reinventar Nossa Vida e o Futuro. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017. 96p.
SOESMAN, Albert. Our Twelve Senses. How Healthy Senses Refresh the Soul. UK: Hawthorn Press, 1990. 170p.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Suzane Queiroz, Alfredo Jefferson de Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.