Projeto de um jornal impresso com foco na experiência do usuário
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2017.v1.n01.pp.112-128Resumo
O presente artigo propõe-se a fazer um recorte da etapa prática de um trabalho de conclusão de curso. A pesquisa como um todo visa propor a elaboração de um modelo conceitual de jornal impresso com foco na experiência do usuário, na qual se utilizou uma metodologia de projeto aplicada para o desenvolvimento de produtos digitais. Através de modificações estruturais e de navegação no jornal, o projeto procura manter e atrair o público para o consumo da mídia impressa. Para atingir tal objetivo realizou-se o projeto de redesign do caderno Notícias do jornal
Zero Hora com base em procedimentos metodológicos da área do design digital.
Downloads
Referências
GALAN, D. V. Para além dos links: Diálogo entre o meio digital e o impresso. 2013. 116p. Mestrado. Universidade de São Paulo.
GARRET. J. J. The Elements of User Experience.San Francisco: Peachpit Press, 2002.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência.2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência.São Paulo: Editora 34, 1993.
_______. Cibercultura. Traduzido por Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
MELO, P. B. de. Um passeio pela História da Imprensa: O espaço público dos grunhidos ao ciberespaço.Comunicação & Informação / Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia. V. 8, n. 1, (jan./ jun. 2005). Goiânia: UFG, Facomb, 2005.
MIDIA KIT ZERO HORA. 2015. Disponível em: <http://feedcomercial.com.br/Arquivos/abe56eda20eb874b6565c67f0f16acc4.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2016.
O’GRADY, J.; O’GRADY, K. The information design handbook. Switzerland: RotoVision. 2008.
PREECE, J; ROGERS, Y; SHARP, H. Design de Interação: Além da interação humano-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.
SAMARA, Timothy. Grid: Construção e Desconstrução. Cosac Naify, 2007.
_______. Guia de design editorial: manual prático para o design de publicações. Porto Alegre: Bookman, 2007.
SANT’ANNA, Lourival. O destino do jornal: a Folha de S. Paulo, O Globo e o Estado de S. Paulo na sociedade da informação. Rio de Janeiro: Record, 2008.
SECOM, Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília, 2014. 153 p. Disponível em:< http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2016.
ZAPPATERRA, Y; CALDWELL, C. Design editorial: Jornais e revistas/Mídia impressa e digital. São Paulo: Editora G.Gili, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Bruna Carvalho das Neves, Ana Paula Freitas Margarites
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.