Projeto de um jornal impresso com foco na experiência do usuário

Autores

  • Bruna Carvalho das Neves
  • Ana Paula Freitas Margarites

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2017.v1.n01.pp.112-128

Resumo

O presente artigo propõe-se a fazer um recorte da etapa prática de um trabalho de conclusão de curso. A pesquisa como um todo visa propor a elaboração de um modelo conceitual de jornal impresso com foco na experiência do usuário, na qual se utilizou uma metodologia de projeto aplicada para o desenvolvimento de produtos digitais. Através de modificações estruturais e de navegação no jornal, o projeto procura manter e atrair o público para o consumo da mídia impressa. Para atingir tal objetivo realizou-se o projeto de redesign do caderno Notícias do jornal
Zero Hora com base em procedimentos metodológicos da área do design digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GALAN, D. V. Para além dos links: Diálogo entre o meio digital e o impresso. 2013. 116p. Mestrado. Universidade de São Paulo.

GARRET. J. J. The Elements of User Experience.San Francisco: Peachpit Press, 2002.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência.2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência.São Paulo: Editora 34, 1993.

_______. Cibercultura. Traduzido por Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

MELO, P. B. de. Um passeio pela História da Imprensa: O espaço público dos grunhidos ao ciberespaço.Comunicação & Informação / Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia. V. 8, n. 1, (jan./ jun. 2005). Goiânia: UFG, Facomb, 2005.

MIDIA KIT ZERO HORA. 2015. Disponível em: <http://feedcomercial.com.br/Arquivos/abe56eda20eb874b6565c67f0f16acc4.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2016.

O’GRADY, J.; O’GRADY, K. The information design handbook. Switzerland: RotoVision. 2008.

PREECE, J; ROGERS, Y; SHARP, H. Design de Interação: Além da interação humano-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.

SAMARA, Timothy. Grid: Construção e Desconstrução. Cosac Naify, 2007.

_______. Guia de design editorial: manual prático para o design de publicações. Porto Alegre: Bookman, 2007.

SANT’ANNA, Lourival. O destino do jornal: a Folha de S. Paulo, O Globo e o Estado de S. Paulo na sociedade da informação. Rio de Janeiro: Record, 2008.

SECOM, Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília, 2014. 153 p. Disponível em:< http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2016.

ZAPPATERRA, Y; CALDWELL, C. Design editorial: Jornais e revistas/Mídia impressa e digital. São Paulo: Editora G.Gili, 2014.

Publicado

2017-09-08

Como Citar

NEVES, B. C. das; MARGARITES, A. P. F. Projeto de um jornal impresso com foco na experiência do usuário. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 1, n. 01, p. 112–128, 2017. DOI: 10.15536/2594-4398.2017.v1.n01.pp.112-128. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/752. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Iniciação Científica