Diretrizes para ferramentas visuais digitais voltadas ao ensino em design a partir de uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2024.v8.n10.pp.041-077.3352

Palavras-chave:

Ferramentas Digitais, Ensino em Design, Revisão Sistemática, Design Science Research, Ferramentas de Suporte a Criatividade

Resumo

O uso e o surgimento de ferramentas digitais se destacaram com o incremento emergencial do ensino remoto durante a pandemia da COVID-19. Neste contexto, boas práticas podem ser estabelecidas na intenção de facilitar o desenvolvimento de novas ferramentas. Para isto, o objetivo desta pesquisa é realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre ferramentas visuais digitais no contexto do ensino em design. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas as etapas propostas por Dresch, Lacerda e Antunes Júnior (2014), voltadas a pesquisas dentro do escopo da Design Science Research, a saber: (i) definição da questão da revisão e do framework conceitual; (ii) escolha da equipe de trabalho; (iii) estratégia de busca; (iv) busca, elegibilidade e codificação; (v) avaliação da qualidade; e (vi) síntese dos resultados. A etapa final de apresentação do estudo consiste na publicação deste artigo. Foram realizadas buscas em seis bases de dados, obtendo-se 722 itens, entre artigos de periódicos e anais de eventos. Destes, nove artigos foram selecionados para a compilação de resultados após a realização de análise, codificação e leitura dos textos, sendo adicionados mais dois a partir da técnica de bola-de-neve. Foram então levantadas as principais temáticas abordadas pelos estudos, como o conceito de Creativity Support Tools (CST), pensamento visual e design colaborativo. Também foram identificados 10 artefatos desenvolvidos nestes estudos, os quais foram agrupados em classes de problemas e tiveram mapeadas suas heurísticas de construção e contingenciais. Por fim, outros conceitos foram adicionados à discussão, como o de avaliação e reflexão sobre o processo, a prática interdisciplinar, a consciência mútua e o julgamento instrumental. Estes conceitos, somados aos iniciais, serviram como rótulo para as heurísticas mapeadas e assim foi construído um diagrama de diretrizes para o desenvolvimento de ferramentas visuais digitais. Como recomendação a trabalhos futuros, deixa-se a sugestão de uso e valorização do termo Creativity Support Tools para as ferramentas que utilizarem os princípios mencionados nesta pesquisa.

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Publicado

2024-02-06

Como Citar

KRUPAHTZ, J.; ALBRETCH, G.; VELASCO, J. L.; TEIXEIRA, J. M. Diretrizes para ferramentas visuais digitais voltadas ao ensino em design a partir de uma revisão sistemática. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 8, n. 10, p. 041–077, 2024. DOI: 10.15536/2594-4398.2024.v8.n10.pp.041-077.3352. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/3352. Acesso em: 30 dez. 2024.

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Artigos