Diretrizes para ferramentas visuais digitais voltadas ao ensino em design a partir de uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2024.v8.n10.pp.041-077.3352

Palavras-chave:

Ferramentas Digitais, Ensino em Design, Revisão Sistemática, Design Science Research, Ferramentas de Suporte a Criatividade

Resumo

O uso e o surgimento de ferramentas digitais se destacaram com o incremento emergencial do ensino remoto durante a pandemia da COVID-19. Neste contexto, boas práticas podem ser estabelecidas na intenção de facilitar o desenvolvimento de novas ferramentas. Para isto, o objetivo desta pesquisa é realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre ferramentas visuais digitais no contexto do ensino em design. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas as etapas propostas por Dresch, Lacerda e Antunes Júnior (2014), voltadas a pesquisas dentro do escopo da Design Science Research, a saber: (i) definição da questão da revisão e do framework conceitual; (ii) escolha da equipe de trabalho; (iii) estratégia de busca; (iv) busca, elegibilidade e codificação; (v) avaliação da qualidade; e (vi) síntese dos resultados. A etapa final de apresentação do estudo consiste na publicação deste artigo. Foram realizadas buscas em seis bases de dados, obtendo-se 722 itens, entre artigos de periódicos e anais de eventos. Destes, nove artigos foram selecionados para a compilação de resultados após a realização de análise, codificação e leitura dos textos, sendo adicionados mais dois a partir da técnica de bola-de-neve. Foram então levantadas as principais temáticas abordadas pelos estudos, como o conceito de Creativity Support Tools (CST), pensamento visual e design colaborativo. Também foram identificados 10 artefatos desenvolvidos nestes estudos, os quais foram agrupados em classes de problemas e tiveram mapeadas suas heurísticas de construção e contingenciais. Por fim, outros conceitos foram adicionados à discussão, como o de avaliação e reflexão sobre o processo, a prática interdisciplinar, a consciência mútua e o julgamento instrumental. Estes conceitos, somados aos iniciais, serviram como rótulo para as heurísticas mapeadas e assim foi construído um diagrama de diretrizes para o desenvolvimento de ferramentas visuais digitais. Como recomendação a trabalhos futuros, deixa-se a sugestão de uso e valorização do termo Creativity Support Tools para as ferramentas que utilizarem os princípios mencionados nesta pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARIA, Massimo; CUCCURULLO, Corrado. bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, 2017. v. 11, p. 959–975. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.joi.2017.08.007>. Acesso em: 3 fev. 2022.

BARNETT-PAGE, Elaine; THOMAS, James. Methods for the synthesis of qualitative research: a critical review. BMC Medical Research Methodology, 2009. Disponível em: <http://www.biomedcentral.com/1471-2288/9/59>. Acesso em: 27 jan. 2022.

BRUNTON, Ginny; STANSFIELD, Claire; THOMAS, James. Finding relevant studies. An introduction to systematic reviews. London: Sage, 2012, p. 107–134.

COLUSSO, Lucas; DO, Tien; HSIEH, Gary. Behavior Change Design Sprints. New York, NY, USA: Association for Computing Machinery, 2018. p. 791–803. Disponível em: <https://doi-org.ez46.periodicos.capes.gov.br/10.1145/3196709.3196739>.

COOPER, Harris; HEDGES, Larry V; VALENTINE, Jeffrey C. The Handbook of Research Synthesis and Meta-Analysis. London: Sage, 2009.

DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES JÚNIOR, José Antônio Valle. Design Science Research: Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. Porto Alegre: Bookman Editora, 2014.

FIGMA. Figma: the collaborative interface design tool. [S.l.], 2022. Disponível em: <https://www.figma.com/>. Acesso em: 24 fev. 2022.

GOOGLE. Google Workspace: apps empresariais e ferramentas de colaboração. [S.l.], 2022. Disponível em: <https://workspace.google.com/intl/pt-BR/>. Acesso em: 24 fev. 2022.

GOUGH, David; OLIVER, Sandy; THOMAS, James. An introduction to systematic reviews. London: Sage, 2012.

GRAY, Colin M. et al. Using Creative Exhaustion to Foster Idea Generation. International Journal of Technology and Design Education, 2019. v. 29, n. 1, p. 177–195. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1007/s10798-017-9435-y>.

HARDEN, Angela; GOUGH, David. Quality and relevance appraisal. An introduction to systematic reviews. London: [s.n.], 2012, p. 153–178.

KANG, Youwen. et al. MetaMap: Supporting Visual Metaphor Ideation through Multi-Dimensional Example-Based Exploration. [S.l.]: Association for Computing Machinery, 2021. Disponível em: <https://doi-org.ez46.periodicos.capes.gov.br/10.1145/3411764.3445325>.

KHAN, Khalid S. et al. Five steps to conducting a systematic review. Journal of the Royal Society of Medicine, 2003. v. 96, n. 3, p. 118–121.

KOCH, Janin; TAFFIN, Nicolas; BEAUDOUIN-LAFON, Michel; et al. ImageSense: An Intelligent Collaborative Ideation Tool to Support Diverse Human-Computer Partnerships. Proceedings of the ACM on Human-Computer Interaction, 2020. v. 4, n. CSCW1. Disponível em: <https://doi-org.ez46.periodicos.capes.gov.br/10.1145/3392850>.

______; ______; LUCERO, Andrés.; et al. SemanticCollage: Enriching Digital Mood Board Design with Semantic Labels. [S.l.]: Association for Computing Machinery, 2020. p. 407–418. Disponível em: <https://doi-org.ez46.periodicos.capes.gov.br/10.1145/3357236.3395494>.

KUGLEY, Shannon. et al. Searching for studies: a guide to information retrieval for Campbell systematic reviews. Campbell Systematic Reviews, jan. 2017. v. 13, n. 1, p. 1–73.

LIAPIS, Aggelos. et al. COnCEPT: Developing Intelligent Information Systems to Support Collaborative Working Across Design Teams. Proceedings ofthe 9th International Conference on Software Engineering and Applications, 2014. p. 170–175.

MACIVER, Fiona; MALINS, Julian. Fostering design collaboration: Novel ICT tools to support contemporary design pedagogy. INTERNATIONAL JOURNAL OF EDUCATION THROUGH ART, 2015. v. 11, n. 3, SI, p. 407–419.

MARTINEZ-MALDONADO, Roberto; GOODYEAR, Peter. CoCoDeS: Multi-Device Support for Collocated Collaborative Learning Design. New York, NY, USA: Association for Computing Machinery, 2016. p. 185–194. Disponível em: <https://doi-org.ez46.periodicos.capes.gov.br/10.1145/3010915.3010928>.

MIRO. Uma plataforma online de lousa digital e colaboração visual para trabalho em equipe: miro. [S.l.], 2022. Disponível em: <https://miro.com/pt/>. Acesso em: 24 fev. 2022.

PINTEREST. Pinterest. [S.l.], 2022. Disponível em: <https://br.pinterest.com/>. Acesso em: 24 fev. 2022.

RUTKOWSKA, Joanna. et al. Loyalty Theory Flashcards as a Design Tool in a Design Research Project: A Case Study of the Food Delivery App. New York, NY, USA: Association for Computing Machinery, 2016. Disponível em: <https://doi-org.ez46.periodicos.capes.gov.br/10.1145/2971485.2995351>.

SCITE. Introducing the scite Plug-in for Zotero. Medium, [S.l.], 16 nov. 2020. Disponível em: <https://medium.com/scite/introducing-the-scite-plug-in-for-zotero-61189d66120c>. Acesso em: 3 fev. 2022.

SHNEIDERMAN, Ben. Relate-create-donate: A teaching/learning philosophy for the cyber-generation. Computer Education, 1998a. v. 31, n. 1, p. 25–39.

______. Codex, memex, genex: The pursuit of transformational technologies. International Journal of Human-Computer Interaction, 1998b. v. 10, n. 2, p. 87–106.

______. Creating Creativity: User Interfaces for Supporting Innovation. ACM Transactions on Computer-Human Interaction, 2000. v. 7, n. 1, p. 114–138.

SMITH, Valerie. et al. Methodology in conducting a systematic review of systematic reviews of healthcare interventions. BMC medical research methodology, 2011. v. 11, n. 1, p. 1–6.

VICKERS, Richard; FIELD, James; THAYNE, Martyn. Collaborative and Participatory Learning: The Co_LAB Model. [S.l.]: Association for Computing Machinery, 2016. p. 137–143. Disponível em: <https://doi-org.ez46.periodicos.capes.gov.br/10.1145/2994310.2994316>.

Downloads

Publicado

2024-02-06

Como Citar

KRUPAHTZ, J.; ALBRETCH, G.; VELASCO, J. L.; TEIXEIRA, J. M. Diretrizes para ferramentas visuais digitais voltadas ao ensino em design a partir de uma revisão sistemática. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 8, n. 10, p. 041–077, 2024. DOI: 10.15536/2594-4398.2024.v8.n10.pp.041-077.3352. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/3352. Acesso em: 25 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos