Acessibilidade no varejo de moda: entraves e possibilidades no atendimento aos consumidores cegos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2022.v6.n8.pp.055-073.2705

Palavras-chave:

Varejo de moda, Acessibilidade, Consumidores cegos

Resumo

O objetivo do artigo consiste em verificar as causas da falta de acessibilidade dos consumidores cegos em lojas de varejo para a compra de peças de vestuário. Para tanto, empreendeu-se uma pesquisa qualitativa e descritiva com aplicação de um questionário destinado para 10 pessoas cegas do município de Teresina (PI). Os resultados indicaram como entraves: (I) a falta de placas de sinalização escritas em braile; (II) a presença de escadas sem identificação; (III) a disposição de corredores com obstáculos não sinalizados; (IV) a dificuldade de acesso à loja física; (V) a ausência de atendentes para auxiliar na leitura das etiquetas de vestuário; e (VI) o descumprimento às normas vigentes. Como possibilidades, elencaram-se: (I) a criação de etiquetas táteis; (II) o desenvolvimento de aplicativos móveis; (III) as adequações de espaços físicos para humanizar o acesso de pessoas com deficiência; e (IV) a capacitação e a sensibilização de atendentes, vendedores e profissionais que lidam com o público em geral.

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Biografia do Autor

Jailson Oliveira Sousa, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

É mestrando em Design de Vestuário e Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É pós-graduado em Negócios e Stylist de Moda (2016) pelo Centro Universitário Uninovafapi, bem como em Artes e Tecnologia (2019) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É graduado em Design de Moda (2015) pelo Centro Universitário Uninovafapi. É técnico em Teatro (2017) pela Escola Técnica de Teatro Professor José Gomes Campos.

Valdecir Babinski Júnior, Universidade do Estado de Santa Catarina

É doutorando em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestre em Design de Vestuário e Moda (2021) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É pós-graduado em marketing (2018) pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). É graduado em Moda, com habilitação em Design de Moda (2014), pela Udesc. Atualmente, é professor assistente na Udesc e ministra aulas no bacharelado em Moda.

Lucas da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

É doutor em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestre em Educação e Cultura (2005) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É especialista em Moda: Criação e Produção (2002) também pela Udesc. É graduado em Ciências Econômicas (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é professor efetivo na Udesc e ministra aulas no bacharelado em moda e no Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa/Udesc).

Icléia Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

É doutora em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestre em Engenharia da Produção (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e especialista em Atuação Docente em Nível Superior (1980) pela mesma universidade. Também especialista em Moda (1992) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É licenciada em Geografia (1976) pela UFSC. É professora efetiva da Udesc e ministra aulas no bacharelado em moda e no Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa/Udesc).

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

OLIVEIRA SOUSA, J. .; BABINSKI JÚNIOR, V.; DA ROSA, L.; SILVEIRA, I. Acessibilidade no varejo de moda: entraves e possibilidades no atendimento aos consumidores cegos. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 6, n. 8, p. 055–073, 2022. DOI: 10.15536/2594-4398.2022.v6.n8.pp.055-073.2705. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2705. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos