Acessibilidade no varejo de moda: entraves e possibilidades no atendimento aos consumidores cegos
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2022.v6.n8.pp.055-073.2705Palavras-chave:
Varejo de moda, Acessibilidade, Consumidores cegosResumo
O objetivo do artigo consiste em verificar as causas da falta de acessibilidade dos consumidores cegos em lojas de varejo para a compra de peças de vestuário. Para tanto, empreendeu-se uma pesquisa qualitativa e descritiva com aplicação de um questionário destinado para 10 pessoas cegas do município de Teresina (PI). Os resultados indicaram como entraves: (I) a falta de placas de sinalização escritas em braile; (II) a presença de escadas sem identificação; (III) a disposição de corredores com obstáculos não sinalizados; (IV) a dificuldade de acesso à loja física; (V) a ausência de atendentes para auxiliar na leitura das etiquetas de vestuário; e (VI) o descumprimento às normas vigentes. Como possibilidades, elencaram-se: (I) a criação de etiquetas táteis; (II) o desenvolvimento de aplicativos móveis; (III) as adequações de espaços físicos para humanizar o acesso de pessoas com deficiência; e (IV) a capacitação e a sensibilização de atendentes, vendedores e profissionais que lidam com o público em geral.
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