Jogos em realidade virtual: medição da qualidade de imersão
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.444-467.2665Palavras-chave:
Qualidade de Imersão, Jogos, Realidade VirtualResumo
Este artigo apresenta um estudo de qualidade de imersão em jogos em Realidade Virtual, realizado como parte da metodologia de desenvolvimento do jogo Magic Falls, apresentado como resultado da pesquisa projetual do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Design do IFSul câmpus Pelotas. A etapa teve como objetivo identificar as variáveis capazes de medir a qualidade de imersão dos jogos em Realidade Virtual através das bases teóricas propostas por Jerald (2015), Cummings et al. (2012), Tori e Hounsell (2018), e aplicá-las através da análise de três jogos.
Downloads
Referências
CUMMINGS, James J.; BAILENSON, Jeremy N.; FIDLER, Mailyn J. How Immersive
is Enough: A Foundation for a Meta-analysis of the Effect of Immersive Technology
on Measured Presence, 2012.
DYBSKY, Denis. The history of Virtual Reality: ultimate guide. Disponível
em: <https://teslasuit.io/blog/history-of-virtual-reality-ultimate-guide/>. Acesso em:
nov 2019.
JERALD, Jason. The VR Book: Human-centered design for Virtual Reality. Nova York: ACM Books, 2015.
KIRNER, Claudio. 50 Anos de Realidade Virtual. Disponível em: <http://www.realidadevirtual.com.br/>. Acesso em: 16 nov 2019.
MACHADO, Liliane dos Santos. A Realidade Virtual em Aplicações Científicas. Dissertação de Mestrado em Computação Aplicada, São José dos Campos, 1997.
NINTENDO, 2021. Disponível em: <https://www.nintendo.com/pt_BR/games/detail/the-legend-of-zelda-breath-of-the-wild-switch/ >. Acesso em 5 abr 2021.
SANTOS, Hélia Vanucchi de Almeida. A importância das regras e do gameplay no envolvimento do jogador de videogame. São Paulo: USP, 2010. Tese de doutorado em Artes Visuais, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2010.
SLATER, Mel; WILBUR, Sylvia. A framework for immersive virtual environments
(FIVE): Speculations on the role of presence in virtual environments, Reino Unido, 1997.
TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva. Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: Editora SBC, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fernanda Siqueira Freitas, Raquel Paiva Godinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.