Análise de similares: criação de experiência para o WebApp Thomé, a plataforma de ambiente de aprendizagem da Escola Odilo Afonso Thomé (EMEF)
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2022.v6.n8.pp.019-041.2642Palavras-chave:
Análise de Similares, Plataforma de aprendizagem, WebApp, Escola Odilo Afonso ThoméResumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa que resultou no desenvolvimento da interface de um WebApp de uma plataforma de ambiente de aprendizagem para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Odilo Afonso Thomé – localizada no município de Estrela-RS. O objetivo deste artigo, portanto, é expor e debater a etapa de análise de similares indicando os seus impactos para o resultado do produto final criado. Em tal investigação o planejamento de experiência e o desenvolvimento da interface foram realizados com base na metodologia de Jesse James Garrett (2011).
Downloads
Referências
AUTOR, Autor. Webapp Thomé: Plataforma de Ambiente de Aprendizagem para a Escola Odilo Afonso Thomé (EMEF). 2021. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico), Cursos de Design, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
GARRET, Jesse James. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. 2. ed. New York: AIGA New Riders, 2011.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2011.
NIELSEN, Jakob. 10 Usability Heuristics for User Interface Design. 1994. New York: 24 de nov. de 1994. Disponível em: <https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/> Acesso em 26 abr. 2021.
NIELSEN, Jakob. Severity Ratings for Usability Problems. 1994. New York: 1 de nov. de 1994. Disponível em: <https://bit.ly/3k4R2nO> Acesso em 1 mai. 2021.
NIELSEN, Jakob; MOLICH, Rolf. 1990. Heuristic evaluation of user interfaces. Proc. ACM CHI'90 Conf. (Seattle, WA, 1-5 April), 249-256.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Bibiana Branco, Helena de Araujo Neves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.